­Mais ­duas ci­da­des po­dem pas­sar a in­te­grar a Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Lon­dri­na (RML). Pro­pos­ta em tra­mi­ta­ção na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va (AL) do Pa­ra­ná pre­ten­de in­cluir os mu­ni­cí­pios de Flo­res­tó­po­lis e Po­re­ca­tu ao con­glo­me­ra­do, que atual­men­te con­ta com 14 ci­da­des, in­cluin­do Lon­dri­na.
  Os pre­fei­tos apos­tam na am­plia­ção da ca­pa­ci­da­de de in­ves­ti­men­tos com a en­tra­da na RML. Um dos ar­gu­men­tos é de que as ci­da­des se­riam be­ne­fi­cia­das, por exem­plo, pe­lo pro­gra­ma Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da. O sub­sí­dio pa­ra a cons­tru­ção de mo­ra­dias no va­lor de R$ 9 mil su­bi­ria pa­ra R$ 17 mil.
  Com­põem a RML atual­men­te os mu­ni­cí­pios de Lon­dri­na, Cam­bé, Be­la Vis­ta do Pa­raí­so, Ja­tai­zi­nho, Ibi­po­rã, Ro­lân­dia, Ser­ta­nó­po­lis, Ta­ma­ra­na, Pri­mei­ro de ­Maio, Al­vo­ra­da do Sul, As­saí, Sa­báu­dia, Ja­gua­pi­tã e Pi­tan­guei­ras, sen­do que as úl­ti­mas ­três fo­ram acres­cen­ta­das à re­gião em pro­je­to dis­cu­ti­do e apro­va­do em mar­ço des­te ano.
  Um ou­tro pro­je­to pre­vê ain­da a cria­ção da re­gião de Umua­ra­ma com ou­tras 22 ci­da­des. A pro­pos­ta so­bre a im­plan­ta­ção da Re­gião Me­tro­po­li­ta­na dos Cam­pos Ge­rais, em Pon­ta Gros­sa, tam­bém é al­vo de de­ba­te no Le­gis­la­ti­vo es­ta­dual.
  Nem to­dos os de­pu­ta­dos são fa­vo­rá­veis às pro­pos­tas. O pe­tis­ta Ta­deu Ve­ne­ri afir­ma que a ex­ten­são da RML é mui­to ­mais po­lí­ti­ca do que téc­ni­ca. O pro­fes­sor de Ges­tão Ur­ba­na da Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca (PUC) do Pa­ra­ná, De­nis Al­ci­des Re­zen­de, tam­bém de­fen­de cri­té­rios ­mais téc­ni­cos pa­ra a for­ma­ção de con­glo­me­ra­do de mu­ni­cí­pios. Pa­ra ele, a pro­pos­ta é viá­vel so­men­te pa­ra mu­ni­cí­pios com dis­tân­cia li­mí­tro­fe de no má­xi­mo 50 qui­lô­me­tros.

● Uma região metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma cidade central e cidades menores adjacentes

● O município (do latim municipium, antiga designação romana) é uma unidade de divisão territorial e administrativa, dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa


O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup