O PL (Projeto de Lei) n° 85/2024, que concede a Praça da Juventude da Zona Norte para a Associação Espaço de Convivência Missio Dei, terá sua votação em primeiro turno adiada mais uma vez.

A matéria constava na pauta desta terça-feira (5) da CML (Câmara Municipal de Londrina), mas a sessão foi transferida para a quinta-feira (7), devido às mudanças no sistema de tramitação do Legislativo.

Antes da transferência, contudo, o líder do governo na CML (Câmara Municipal de Londrina), vereador Eduardo Tominaga (PP), já havia sinalizado que iria retirar o PL da pauta.

O texto, de autoria do Executivo, repassa uma área de mais de 15 mil metros quadrados para a entidade, que quer realizar atividades ligadas à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. A Missio Dei é declarada de utilidade pública desde 2022 e propõe, além de revitalizar o complexo esportivo, ofertar a Escolinha e Clínica de Modalidades Esportivas e a instalação de modalidades em artes e cultura, disponibilizando-as para diversas faixas etárias.

Localizada na Henrique Mansano, a praça foi inaugurada em 2014 e vem sofrendo com o abandono do poder público nos últimos anos.

A concessão da área, por outro lado, é questionada pelo CMELL (Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Londrina), que diz não ter sido consultado pela Comissão de Justiça da CML sobre a doação. Membros do Conselho têm ido às sessões da Câmara para dialogar com vereadores e tentar a interrupção da tramitação junto ao Executivo. O CMELL também espera que a Prefeitura revitalize o complexo esportivo.

Conforme apurou a FOLHA, a proposta é rejeitada por alguns vereadores, que podem articular a derrubada do PL caso ele vá para o plenário.