PFL entra na disputa pelo apoio do PL
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2002
Wilson Tosta Agência Estado 
Rio de Janeiro - A pré-candidata do PFL à Presidência da República, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, disse ontem que o partido também quer entrar na disputa pelo apoio, na sucessão presidencial de 2002, do Partido Liberal (PL) até agora protagonizada pelo PSB do governador do Rio, Anthony Garotinho, e pelo PT, de Luiz Inácio Lula da Silva.
A iniciativa foi anunciada por Roseana, que espera ter mais tempo na TV, e será articulada pelo presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC). Não descartamos nenhum apoio, então é evidente que o presidente Bornhausen deve conversar também com o PL, declarou a governadora, após visitar a escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, na zona portuária do Rio.
Bornhausen e Roseana jantaram no Rio na noite de quinta-feira, quando discutiram os próximos passos da candidatura do PFL. O senador Bornhausen, como presidente do partido, vai comandar as articulações políticas, disse a governadora. Nós conversamos sobre a nossa agenda. Continuei dizendo a ele que estou no governo até o dia 5 de abril, e após 5 de abril nós podemos fazer uma agenda de visita ao Brasil.
Segundo Roseana, na busca de apoio, o PMDB também será procurado pelo senador. Na eleição, se você pode facilitar, por que complicar? E facilitar é justamente você ter o maior apoio possível.
Mais uma vez, a governadora evitou responder a perguntas que pudessem colocá-la em confronto com o governo federal ou com o candidato do PSDB a presidente, José Serra (SP). Não faço comentário e não vou falar sobre isso respondeu ela, ao ser questionada sobre o que achava da saída de Serra do Ministério da Saúde em meio à epidemia de dengue.
Roseana demonstrou, porém, insatisfação em relação à possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigar os partidos a repetir, nos Estados, suas coligações nacionais. Acho que (a mudança) não prejudica a minha candidatura, prejudica o processo eleitoral, declarou. Porque fica mais confuso. As regras estão aí. Como é que vão mudá-las no ano da eleição? A governadora não quis dizer se o PFL poderá recorrer da decisão. Vamos esperar, afirmou.
Roseana visitou o barracão da Grande Rio, um galpão na zona portuária do Rio, para agradecer à escola de samba, que no carnaval de 2002 homenageou o Maranhão em seu enredo. Ela foi recebida pelo presidente da escola, Hélio de Oliveira, que agradeceu o apoio da governadora e de empresas maranhenses, e pelo carnavalesco Joãosinho Trinta.


