Patrícia Zanin
O diretório municipal do PFL de Londrina anunciou ontem sua autodissolução, 11 dias depois de o prefeito Antonio Belinati ter condicionado seu ingresso na sigla às mudanças no diretório, presidido pelo secretário de Estado do Trabalho, Alex Canziani. Alex disse que, ‘‘em princípio’’, não tem intenção em deixar o partido. O secretário justificou a autodissolução, que, na prática significa a renúncia dos membros do partido de seus cargos, como forma de atender ao apelo do governador Jaime Lerner (PFL). ‘‘Ele quer fortalecer o partido em 2000, tentar uma candidatura à presidência da República em 2002 e manter uma boa relação com a família Belinati’’, argumentou.
O anúncio da dissolução do diretório municipal foi feito por Alex ontem à tarde, durante uma entrevista coletiva à imprensa. Apesar da tentativa de passar a imagem de decisão tranquila e unânime, o secretário reconheceu que o processo poderia ter sido ‘‘menos traumático’’. ‘‘Principalmente pela amizade e pelo bom relacionamento que eu tenho com o prefeito’’, disse Alex.
O secretário reclamou da falta de clareza do prefeito em anunciar sua vontade de ingressar na sigla. ‘‘Ele nunca foi claro’’, afirmou. Os dois se reuniram no sábado em Londrina, mas, segundo Alex, o prefeito só declarou sua intenção de entrar no PFL na madrugada de ontem, durante um encontro que teve também a presença do chefe da Casa Civil, Pretextato Taborda.
Alex disse que comunicou Lerner da dissolução do diretório ontem e o governador teria dito que pretende vir a Londrina ainda esta semana. A filiação de Belinati ao PFL, segundo Alex, está marcada para agosto, com a presença de líderes nacionais e estaduais. ‘‘O prefeito queria o diretório de Londrina livre, com membros ligados a ele para ter sua candidatura à reeleição homologada na convenção e evitar o que aconteceu em 96’’, argumentou Alex, lembrando da disputa interna do PFL que, na ocasião, derrubou, por um voto, a coligação do partido com Belinati e decidiu apoiar Luiz Carlos Hauly, inclusive indicando o vice, Carlos Alberto Garcia.
O secretário garantiu que não tem interesse em romper com o prefeito, com quem se aliou em 1996, trocando sua candidatura a prefeito para ser vice de Belinati. Embora o prefeito tenha declarado que Alex tem liberdade de seguir seu caminho, até mesmo candidatando-se à Prefeitura de Londrina, o secretário interpretou que a declaração foi uma ‘‘gentileza’’ do prefeito.
O secretário voltou a afirmar que tem intenção em disputar a Prefeitura de Londrina, mas ‘‘no momento certo’’. ‘‘Nunca escondi meu sonho, mas não precisa necessariamente ser agora’’. Sobre seu futuro partidário, ele disse que pretende discutir com seus companheiros. Alex tem convites para ingressar no PSDB e para retornar ao seu antigo partido, o PTB.Presidente Alex Canziani e membros renunciaram atendendo a apelo de Lerner em benefício do prefeito de Londrina
Dorico da SilvaCronogramaAlex: ‘‘O governador quer fortalecer o PFL, tentar a presidência em 2002 e manter boa relação com os Belinati’’

mockup