Brasília - A Polícia Federal começa, a partir de segunda-feira, a investigar a suposta tentativa de extorsão da qual se diz vítima o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE). Segundo representação encaminhada por ele na última sexta-feira ao ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), o empresário Sebastião Buani, dono da rede de restaurantes que atende a Câmara, teria tentado extorqui-lo.
''Recebi a representação às 18h e a encaminhei à Polícia Federal com a recomendação de que houvesse urgência para o caso'', disse Bastos. Conforme reportagem publicada pela revista ''Veja'', com base em anotações de Buani, Severino recebeu do empresário, durante alguns meses de 2003, uma mesada mensal de R$ 10 mil, como pagamento cobrado pelo deputado para que o empresário continuasse a explorar restaurantes e lanchonetes na Câmara.
A Polícia Federal deve ouvir Severino na segunda. Nesta fase preliminar da investigação, o principal alvo é Buani, uma vez que, conforme consignado na representação, o deputado seria uma vítima. A reportagem tentou entrar em contato com Buani, mas não obteve resposta até as 12h30 de ontem.

mockup