PF intima Delúbio a depor sobre Coteminas
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de dezembro de 2005
Vannildo Mendes<br> Agência Estado 
Brasília - A Polícia Federal intimou o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Delúbio Soares, para prestar depoimento, a partir das 14h de hoje, sobre o pagamento de R$ 1 milhão à Coteminas, empresa do vice-presidente José Alencar. Ele terá que explicar a origem do dinheiro, entregue à empresa de uma só vez, em espécie, em maio deste ano, poucos dias antes de eclodirem as denúncias de corrupção e de um gigantesco esquema de caixa 2 no PT, capitaneado por Delúbio e o empresário Marcos Valério, dono de empresas de publicidade que atendiam ao governo federal e empresas estatais.
A convocação para o depoimento foi confirmada pelos advogados de Delúbio. A PF quer saber se o dinheiro pago à Coteminas veio do caixa 2 operado por Valério ou de alguma outra fonte não contabilizada. Se as explicações do ex-tesoureiro baterem com as que foram dadas quarta-feira pelo presidente da empresa, Josué Gomes da Silva, filho de Alencar, esse capítulo será dado por encerrado e incluído como mais um caso de caixa 2 no PT.
Na sua nova versão para o fato, publicada no jornal ''Folha de S. Paulo'', Delúbio disse que o pagamento feito em espécie saiu de uma reserva de caixa 2 do partido. Antes, ele havia afirmado que o dinheiro havia sido registrado na contabilidade das finanças do PT, mas a atual direção do partido negou esta informação.
Em depoimento à PF, Josué afirmou que o pagamento faz parte de uma dívida de mais de R$ 12 milhões que o PT tem com o partido pela confecção de 2,75 milhões de camisetas de campanha. Ele disse que não vai cobrar a dívida na justiça porque tem certeza de que o partido honrará o compromisso. Mas desta vez, ele acha que o dinheiro virá limpo.


