São Paulo - O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) afirmou temer que a chamada ‘‘candidatura alternativa’’ para a presidência da Câmara se transforme em um ‘‘novo Severino’’, em referência o resultado da eleição de 2005, quando os petistas Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e Virgílio Guimarães (MG) perderam a eleição para Severino Cavalcanti (PP-PE), eleito pelo chamado ‘‘baixo claro’’.
  Para Valverde, candidaturas independentes, desprovidas de acordos e coalizões, acabam por atrapalhar os projetos defendidos pela Casa. ‘‘Quando surgem candidatos avulsos, surgem também incertezas, um país como o Brasil não pode correr tamanho risco’’, afirmou o deputado que se diz contrário à possíveis candidaturas de parlamentares independentes, como Fernando Gabeira (PV-RJ) e Raul Jungman (PPS-PE).
  Na visão do petista, Gabeira e Jungaman ganharam destaque junto à sociedade e à opinião pública pelas participações em CPIs. Ele, no entanto, acredita que isso não é suficiente para sustentar uma candidatura à presidência da Câmara. ‘‘As CPIs não são palcos de auto-promoção’’, disse.

mockup