Petista lidera em Maringá com 53,5%
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 09 de outubro de 2000
Lucilia Okamura De Londrina
A Pesquisa Folha realizada nos dias 6 e 7 deste mês em Maringá aponta que o candidato a prefeito José Cláudio Pereira Neto (PT) está com 53,5% da intenção de votos. Ele lidera a corrida eleitoral com uma diferença de 23,7 pontos percentuais sobre seu adversário no segundo turno, Dr. Batista (PTB), que está com 29,8% na pesquisa.
Esta é a primeira rodada da Pesquisa Folha realizada em Maringá no segundo turno. Foram entrevistadas 600 pessoas. A consulta mostra que há ainda um percentual significativo de eleitores indecisos: 15% das pessoas ouvidas não sabem em quem vão votar. Das pessoas consultadas, 1% afirmaram que irão anular o voto e 0,7% dos consultados declararam que pretendem votar em branco. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.
Mantendo como constante a representatividade da amostra, o candidato José Cláudio está próximo do mágico 55% das preferências, que tradicionalmente elege qualquer candidato, ressaltou o consultor da Pesquisa Folha, professor Alexandre do Espírito Santo.
Os números da Pesquisa Folha mostram uma estabilidade do eleitorado maringaense. Das 600 pessoas entrevistadas, 75% não pretendem mudar o voto. Já 14,7% declararam que pensam na possibilidade de trocar de candidato até o dia 29 data do pleito. Outros 9,2% não souberam responder à questão e 1,2% nada disseram.
Segundo Espírito Santo, a soma dos eleitores que podem mudar de voto, que não sabem e os que não responderam totaliza 25,1%. E isto em Maringá representa mais de 50 mil eleitores, ressalta. Mesmo considerando que esses 25% mudassem em bloco, no dia da eleição, para aprovar o segundo colocado, uma impossibilidade prática, ainda assim teríamos uma disputa acirrada, afirmou o professor.
Entre os municípios paranaenses, Maringá foi o que apresentou maior número de candidatos para o pleito: nove no total. No próprio município, o número de concorrentes à prefeitura foi considerado recorde. Esta é também a primeira vez que haverá segundo turno em Maringá, que é o terceiro maior colégio eleitoral no Estado, com 203.750 eleitores.
O primeiro turno mostrou surpresas, sendo que a principal foi a derrota do atual prefeito Jairo Gianoto (PSDB). Apesar de sempre aparecer bem colocado nas pesquisas, o tucano foi ultrapassado por José Cláudio e por Dr. Batista. O petista venceu as eleições no primeiro turno com 40.663 votos (25,54%), seguido de Dr. Batista, com 39.281 votos (24,67%). Gianoto ficou em terceiro lugar, tendo sido votado por 35.158 eleitores (22,08%).
Entre todos os concorrentes, José Cláudio foi o que apresentou maior crescimento. A primeira consulta da Folha, realizada em agosto, mostra que ele começou com 6,1% da preferência do eleitorado, o que o colocava em quarto lugar. Na segunda pesquisa (realizada nos dias 3 e 4 de setembro), o petista já havia subido para 9,3%. Finalmente, na terceira e última consulta do primeiro turno (feita nos dias 23 e 25 de setembro), José Cláudio já despontava com 17,4%.
De 3 de setembro a 6 de outubro, a preferência do eleitorado pelo candidato José Cláudio quase sextuplicou. Ele saiu de um modesto 9,3% das preferências para um majoritário 53,5%, observou Espírito Santo.
Segundo o consultor da Pesquisa Folha, vale recordar também os índices de rejeição dos dois candidatos que disputam o segundo turno. A média de rejeição (nas duas pesquisas anteriores) ao candidato José Cláudio foi de 3,15% e a do candidato Dr. Batista foi ainda mais baixa, 2,95%. O prefeito Gianoto liderava o ranking de rejeição na pesquisa anterior, com 24,1%.
Na opinião do consultor da Pesquisa Folha, analisando todos estes pontos, certamente há uma explicação mais geral que ações específicas dos candidatos para o pulo fenomenal do petista. Provavelmente é a aura de oposição do próprio partido, ressaltou Espírito Santo.
Outros candidatos que concorreram em Maringá são Cida Borghetti de Barros (PPB), Silvio Name (PMDB), Ulisess Maia (PPS), João Ciofi Batista (PAN), Ascendino Santana (PRP) e Inês Leal Castro (PSTU).