Petista cobra rapidez para PEC da reeleição
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de agosto de 2010
Marcela Rocha Mendes<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Um dos autores da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que impede a reeleição dos nove integrantes da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) cobrou ontem agilidade da comissão especial que analisa a matéria, presidida por Luiz Claudio Romanelli (PMDB). O relator na comissão, Ademar Traiano (PSDB), informou que ainda pretendia ouvir os demais membros para o acréscimo de emendas ao texto original, que deve ser levado à votação após uma conversa com o presidente da Casa, Nelson Justus (DEM).
''O prazo de 20 dias para apresentação, pela comissão especial, do parecer prévio já acabou. Irei conversar com o Traiano ainda hoje (ontem) e se não der resultado vou tomar as medidas possíveis'', disse Romanelli sem esclarecer quais seriam tais medidas.
Além de vedar a candidatura para cargos da Mesa Executiva em ''eleição imediata subsequente'', a PEC ainda prevê a representação proporcional dos partidos, ou blocos parlamentares, que participam da Assembleia. Ou seja, a presidência da Casa passaria a ser ocupada pelo partido ou bloco parlamentar com maior número de integrantes e os demais cargos, sucessivamente, pelos demais.
De acordo com Romanelli, a intenção é que a proposta seja levada à votação antes das eleições de outubro. ''Se não for votada antes da eleição, não vota nunca mais'', sentenciou.


