Arquivo FolhaJosé Eduardo: discutindo aliançaA bancada estadual do PTB faz hoje sua primeira investida para reaproximar o presidente nacional do partido, o senador José Eduardo de Andrade Vieira, e o governador Jaime Lerner (PFL), em torno de uma aliança eleitoral em 98. Preocupados com a reeleição e com os novos rumos anunciados pelo PTB no Estado, que defende entre outras coisas o lançamento de candidatura própria ao governo, os deputados ‘lerneristas’ querem interferir no processo e se colocar como ‘ponte’ entre José Eduardo e Lerner.
O primeiro a ser sondado pelos deputados é o governador, que tem audiência marcada com a bancada hoje à tarde. A expectativa petebista é que, na reunião, ele sinalize com clareza quais são seus planos para outubro e qual o espaço que o PTB pode vir a ocupar na chapa majoritária, caso aceite eventual composição. Os deputados acreditam que a postura de Lerner é fundamental para o processo de reaproximação com o senador e seu consequente distanciamento do PMDB do senador Roberto Requião, e do PSDB do presidente da Telepar, o ex-governador Álvaro Dias.
Depois da conversa com Lerner, será a vez de José Eduardo. Os deputados Carlos Simões e Valdir Rossoni tentam embarcar hoje mesmo para Brasília para conversar com o senador. O êxito do encontro depende da audiência com o governador. Os petebistas ‘lerneristas’ têm pelo menos uma boa notícia para o senador. Decidiram adiar a escolha do novo líder da bancada para não criar constrangimentos internos. José Eduardo defende Carlos Simões para a função. Os ‘lerneristas’, o ex-presidente estadual do PTB Nelson Justus.
Outro ponto que a bancada petebista deve levar ao comando nacional do PTB é a renovação das comissões provisórias do partido no interior. Os deputados estão reclamando da demora na oficialização dos nomes dos dirigentes municipais. O deputado Cesar Silvestri garantia ontem que pelo menos sete prefeitos da região de Guarapuava aguardam decisão neste sentido para filiarem-se ao PTB. ‘‘Isso para nós é importante, porque fortalece o partido’’, considera Silvestri. (L.D)

mockup