Pessutti assume Agricultura anunciando novos programas
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de janeiro de 2003
Maigue Gueths<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) tomou posse na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, ontem de manhã, com um discurso que deixou claro que a prioridade do novo governo será o pequeno e médio agricultor. Para isso, os programas existentes e os novos terão como objetivo principal dar melhores condições de vida e cidadania ao homem do campo.
Depois da posse do governador, a transmissão de cargo do ex-secretário Deni Schwartz para Pessuti foi certamente a mais concorrida. Entre políticos e amigos partidários, grande parte do público era de funcionários da Emater. Pessuti, que é veterinário e há 20 anos exerce o cargo de deputado estadual, faz parte do quadro funcional do órgão e sua indicação para a Secretaria recebeu apoio especial dos funcionários.
Na ocasião, Pessuti anunciou o nome de um de seus colaboradores de governo. Sabino Campos que foi presidente da Companhia de Agropecuária do Paraná (Codapar) entre 1991 a 94 é o novo presidente da Emater. Extra-oficialmente, também já era dado como certa a indicação de Jane Stenareski para a presidência da Central de Abastecimentos (Ceasa) e de Ney Caldas atualmente vice-prefeito de Guarapuava para a presidência da Codapar. Outra notícia que corria nos corredores, ontem, refere-se à redução da estrutura da Secretaria da Agricultura, que deve reduzir suas quatro diretorias atuais para apenas três.
Entre as novidades, Pessuti anunciou a reedição do Programa Panela Cheia com uma roupagem mais abrangente, incluindo um Fundo de Aval para garantir o acesso dos pequenos produtores aos financiamentos; o estabelecimento de uma política de preços mínimos e a manutenção de alguns programas criados no governo anterior como o Paraná 12 Meses, Fábrica do Agricultor e projetos de saneamento animal e vegetal.


