Pesquisa mostra
rejeição do PPS
a governo Lerner
Pesquisa interna realizada pelo PPS do Paraná revela que 74,3% dos 800 filiados são contra o governo Lerner. Segundo eles, a administração estadual ‘‘é fraca, ruim ou péssima’’. A sondagem, realizada em novembro do ano que passou, englobou militantes de 245 municípios paranaenses, onde o partido do deputado federal e presidente regional do PPS, Rubens Bueno, está instalado.
A pesquisa confirma a tendência de Bueno não seguir mais o grupo político de Lerner nas próximas eleições. Nas disputas para o governo, em 1994 e em 1998, o hoje deputado emprestou apoio incondicional à candidatura de Lerner. Na época, Rubens Bueno estava filiado no PSDB. Quando deixou o ninho tucano, rompeu com os ‘lerneristas’ para assumir o comando do PPS, passando a fazer oposição ao governo estadual
A pesquisa mostra ainda que 64,3% dos entrevistados consideram um fracasso o desempenho da administração Lerner no desenvolvimento econômico. O governo estadual foi ainda reprovado em desenvolvimento social, considerado insatisfatório por 53,2% dos 800 filiados. A imagem do governador também está em baixa: 67,8% dos entrevistados consideram a conduta moral de Lerner, frente ao governo, ‘‘fraca, ruim ou péssima’’.
O Palácio Iguaçu não comentou a pesquisa do PPS. Fontes no governo avaliaram com ironia a sondagem. ‘‘Se fizéssemos uma pesquisa no PFL, a aprovação do governo seria de 100%. É uma sondagem feita pela oposição, que faz observações sem nenhuma base que inspire confiança’’, analisou um governista. Rubens Bueno disse que a pesquisa ajuda a balizar a postura eleitoral do partido nas eleições municipais deste ano. (L.D.)