Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa mostra liderança de Ratinho Jr. na corrida pelo governo
| Foto: AEN

Pesquisa realizada pelo Ipespe a pedido da XP Investimentos, divulgada nesta segunda-feira (25), mostra que o atual governador do Paraná esta à frente na disputa pela reeleição, com 51% das intenções de voto contra 25% das intenções do candidato de oposição, o ex-governador Roberto Requião (PT). César Silvestri Filho (PSDB), que desistiu de entrar na disputa, apareceu com 2% das intenções. Brancos e nulos somam 13%, e não sabem, outros 9%, segundo a estimulada.

Já no levantamento espontâneo, quando os nomes não são apresentados ao eleitor, o Ipespe sondou que 27% votariam em Ratinho Junior e 11% em Requião. Neste questionamento, o número dos que não souberam responder chega a 55%. O índice de rejeição de Requião é de 44%, e do atual governador, 23%, conforme a pesquisa.

Sobre intenção de votos ao Senado, Alvaro Dias (Podemos) aparece em primeiro, com 32%, contra 29% do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). Paulo Martins (PL) surge em terceiro, com 5%, seguido de Orlando Pessuti (MDB) e Guto Silva (PP), com 3% cada, e Desirre Salgado (PDT), com 1%.

PRESIDÊNCIA

Para a Presidência da República, o instituto mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47% das intenções de votos entre os paranaenses contra 29% dos que devem votar no ex-presidente Lula. Ciro Gomes tem 6% das intenções de votos no Estado, segundo a pesquisa. O levantamento aponta ainda que a rejeição de Lula no Paraná é de 56%, e a de Bolsonaro, 39%.

Em relação à avaliação de governos, 47% consideram boa e ótima a gestão de Ratinho Junior, e 45% a administração de Bolsonaro.

A pesquisa foi registrada no TSE sob os protocolos BR-02620/2022 e PR-01338/2022 e feita entre os dias 19 e 21de julho de 2022. Amostra estadual foi de 1.200 entrevistados, representativa do eleitorado do Estado do Paraná, de 16 anos e mais, de todas as regiões do Estado; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução e renda. As entrevistas foram telefônicas, por meio do Sistema CATI IPESPE. A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.