Pesquisa indica que a população quer consulta
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Agência Estado 
Arquivo FolhaPlebiscitoJosé Genoino: se o povo decidir pela reeleição vou acatarSÃO PAULO - O deputado federal José Genoíno (PT-SP) disse que a pesquisa InformEstado, publicada ontem no jornal O Estado de S.Paulo, reforça a tese da consulta popular sobre o tema da reeleição. O levantamento indica que o paulistano (83%) apóia um segundo mandato para os cargos executivos e quer decidir a respeito do assunto (88%). Isso é ótimo porque retira a discussão de dentro da rede de intrigas estabelecida no Congresso, disse o deputado.
Genoíno é o autor da emenda aditiva à emenda constitucional da reeleição que prevê a realização de um referendo popular, mas se diz contrário à idéia de um segundo mandato para presidente, governadores e prefeitos. No entanto, se o cidadão decidir pela reeleição, eu vou acatar, garantiu. E caberá ao Congresso homologar a decisão do povo, completou.
O petista reconheceu que, no momento, a popularidade de Fernando Henrique Cardoso é grande - a pesquisa InformEstado indica que 71% dos paulistanos são favoráveis à emenda que abre a possibilidade de FH disputar a Presidência novamente -, enquanto as atividades dos políticos de oposição são mal vistas. Dos entrevistados, 66% desaprovam a atuação dos partidos e parlamentares contrários à tese da reeleição.
Isso é natural, a imagem de FH é boa, principalmente por causa do Plano Real, e as oposições estão realmente em desvantagem, disse Genoíno. Ele lembrou, porém, que a discussão em torno da reeleição envolve um cenário político mais amplo do que um novo mandato para o atual presidente. E a confirmação de uma consulta popular abrirá espaço para o debate destas questões, avaliou.


