Pesquisa Datafolha aponta empate técnico no Paraná
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Mariana Franco Ramos<br>Reportagem Local 
Curitiba - Pesquisa do instituto Datafolha divulgada ontem sobre a corrida ao governo do Paraná mostra o candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), e o senador Roberto Requião (PMDB) tecnicamente empatados na disputa ao Palácio Iguaçu. Na pergunta estimulada, quando é apresentado um cartão com o nome de todos os oito concorrentes, o tucano aparece com 39%, enquanto o peemedebista tem 33% das intenções de voto. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para menos ou para mais.
De acordo com o Datafolha, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) tem 11% da preferência do eleitor, seguida de Bernardo Pilotto (PSOL) e Ogier Buchi (PRP), ambos com 1%. Já Tulio Bandeira (PTC), Geonísio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somam 5% e indecisos 10%.
Do início da campanha eleitoral até agora, trata-se do primeiro levantamento realizado por um instituto reconhecido nacionalmente. A pesquisa ouviu 1.226 pessoas, de 46 municípios do Estado, entre os dias 12 e 14 de agosto, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PR-00014/2014.
Conforme os dados, os dois ex-prefeitos de Curitiba também dividem a liderança no índice de rejeição, no entanto, desta vez a situação se inverte: 27% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em Requião e 23% em Beto. A seguir aparecem Gleisi, com 17%, Bandeira, com 8%, e Tomazini, Marinho, Buchi e Pilotto, com 7% cada um. Do total de ouvidos, 3% rejeitam todos os concorrentes, 12% não rejeitam nenhum e 15% não souberam responder.
Os dois candidatos mais bem colocados na pesquisa reagiram de formas diferentes ao resultado. Enquanto Beto exaltou a possibilidade de ganhar ainda no primeiro turno, Requião enfatizou o que chamou de "virtualidade da vitória".
"É a primeira pesquisa e a campanha começa agora no rádio e na TV. Vamos continuar mostrando o que fizemos e o que vamos fazer para o Paraná avançar ainda mais", afirmou o tucano, em nota publicada no seu site de campanha.
"Basta a gente subir três e o Beto cair três que está resolvida a eleição. A própria inércia do processo político, em razão da divulgação do Datafolha, provavelmente nos dá uma vantagem significativa já na próxima semana, sem que a gente tenha que fazer nada", disse o peemedebista, na saída da reunião do diretório do partido, em Curitiba.
A FOLHA também procurou a assessoria de imprensa da senadora Gleisi Hoffmann, que informou que não comentaria nenhum levantamento até o fim do processo eleitoral, mesmo que a situação se reverta e ela apareça na liderança. (Colaborou Roger Pereira/Equipe Bonde).


