Pesquisa aponta que governo Lula tem avaliação positiva
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de junho de 2003
Agência Estado 
São Paulo- A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou de 47,7%, em abril, para 51,6% em maio. O dado faz parte da pesquisa mensal encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ao Instituto Sensus. O desempenho de Lula também é considerado bom ou ótimo para 78% da população. Esse índice cresceu pouco mais de 4 pontos porcentuais em relação a abril. Mas o levantamento indica forte contradição entre o crescimento da popularidade dele e a piora na avaliação dos 2 mil entrevistados em relação a indicadores socioeconômicos.
Ao mesmo tempo em que aprova Lula e dá mais tempo para o que a administração federal realize mudanças, a população avalia que as condições de emprego, renda, educação, saúde, pobreza e violência pioraram no País nos últimos seis meses. ''A avaliação das pessoas é que, se não der certo (o governo) é porque não deixaram o Lula fazer. A confiança nele é muito forte'', afirmou o presidente da CNT, Clésio Andrade. O Sensus fez entrevistas nas cinco regiões do País, entre quarta (28) e sexta-feira (30).
Governo - A área social do governo está no rumo certo para 60,7% dos entrevistados; 22,1% acreditam que os programas são conduzidos inadequadamente. A avaliação positiva de que a política econômica é de forma adequada caiu de 60,9% para 57,6%. Para 20,4%, o presidente precisará de outro mandato para mudar a vida da população. Para 62% dos entrevistados, as promessas de campanha de Lula estão sendo cumpridas.
Indicadores sociais - Pioraram os serviços de saúde e educação para 39,2% e 25,3% dos entrevistados, respectivamente. Para 63,7%, a pobreza no País aumentou nos últimos seis meses. A violência também piorou para 85,4%.
Indicadores econômicos - A percepção de que o emprego diminuiu nos últimos seis meses aumentou de 57,3% para 64%. E subiu para 43,2% a percepção de que a inflação voltou.


