A avaliação dos londrinenses sobre a gestão do prefeito Marcelo Belinati (PP) melhorou. É o que aponta o levantamento do Instituto Multicultural de Pesquisa e Opinião Pública, em parceria com a FOLHA e a rádio Paiquerê - 91,7. O estudo, que promoveu 600 entrevistas entre os dias 4 e 6 de dezembro, revela que 49% das pessoas aprovam a atual administração, enquanto 37,5% não aprovam e 13,5% não souberam responder. Em julho, os índices mediam 43,5% para a aprovação, não aprovavam 48,5% e 8% não sabiam. “A melhora da opinião sobre a prefeitura já estava tendendo desde a última pesquisa em julho. O resultado pior deveu-se no período relativo ao aumento do IPTU”, afirmou Edmilson Vicente Leite, diretor estatístico do levantamento.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta melhora na avaliação de Belinati
| Foto: FOLHA ARTE

A aprovação aumentou em especial em duas regiões da cidade, as zonas Norte e a Rural, que saltaram respectivamente de 41% para 60% e 38% para 50%. Na Zona Leste, houve uma redução, de 62% para 55%, assim como na Zona Sul, de 66% para 55%. No Centro, é registrada a pior crítica: os 45% registrados no período anterior caíram para 35%. “É importante ressaltar que a população da Zona Norte representa aproximadamente 22,5% do total de moradores de todo o município”, lembrou Leite. A nota dada para a administração também aumentou de 5,3 para 5,7.

Apesar das melhorias na taxa de aprovação e na avaliação com nota, o londrinense permanece desconfiado em relação à atual administração. Segundo a pesquisa, 46,5% dos cidadãos ouvidos não confiam no prefeito Marcelo Belinati, enquanto 36% confiam. Não souberam responder: 17,5%. “As pessoas ainda estão analisando a administração e aguardam os atos do próximo ano para pensar nas eleições”, explicou o estatístico.

GOVERNOS

O Instituto Multicultural de Pesquisa e Opinião Pública também ouviu a opinião dos londrinenses sobre a administração do governador Ratinho Junior (PSD). O levantamento foi feito ao longo dos dias em que eram discutidos os temas da reforma da previdência dos servidores e em meio à efervescência do movimento de greve na UEL (Universidade Estadual de Londrina). O resultado apontou uma queda na aprovação do governador, de 56% para 44%, comparado a julho. Já os que não aprovaram saltaram de 19,5% para 32,5%, e os que não souberam opinar praticamente se mantiveram de 24,5% para 23%. Já o governo do presidente Jair Bolsonaro conseguiu atingir o mesmo patamar do período eleitoral e foi aprovado por 67,5%, enquanto antes tinha a marca de 60%. Reprovaram 27,5%, frente aos 25% medidos anteriormente. O número dos que não souberam responder caiu de 15% para 5%.

SEGUNDA INSTÂNCIA

A pesquisa ainda mediu a opinião das pessoas sobre outros assuntos como a prisão após condenação em segunda instância. O londrinense foi categórico em afirmar que é a favor. A pesquisa apontou a preferência de 86,5% dos entrevistados. Apenas 7,5% das pessoas acreditam que os condenados devam ter direito à liberdade até que sejam esgotados todos os recursos. Não souberam responder: 6%. “Esse foi um resultado bastante surpreendente, com um resultado bastante elevado contrário ao posicionamento do Supremo Tribunal Federal”, apontou Leite.

Cenário para 2020

A corrida eleitoral para a Prefeitura de Londrina também foi alvo da pesquisa do Instituto Multicultural de Pesquisa e Opinião Pública. O resultado aponta que o deputado federal Boca Aberta (PROS) permanece na liderança, com 23,5%, seguido pelo ex-prefeito Alexandre Kireeff (Podemos), que registrou 18,5% - anteriormente ele havia registrado 22,5% e o deputado aumentou apenas meio ponto percentual. O atual prefeito Marcelo Belinati (PP) teve uma melhora e saltou de 11,5% para 16%. Houve ainda uma grande variação no registro dos que não votaram em ninguém, branco ou nulo, variando de 16,5% em julho para atuais 9,5%. Não souberam variou de 10% para 16,5%. Vale lembrar que os nomes foram sugeridos para a pesquisa e a relação completa está no gráfico acima que ilustra esta página.

Ainda foi registrada a rejeição dos possíveis candidatos a prefeito e mais uma vez o deputado federal Boca Aberta lidera com 34%. Já Marcelo Belinati ficou com média de 8,5%, e Kireeff, de 7,5%. Os que não citaram ninguém, votariam em branco ou nulo foram 12,5%, e não souberam responder 22,5%. (P.M.)