O ano de 2019 se encerra com um balanço positivo sobre a administração do prefeito Ulisses Maia (PDT) pela população de Maringá. Segundo pesquisa elaborada pelo Instituto Multicultural de Pesquisa e Opinião Pública, obtida com exclusividade pela FOLHA, a aprovação aumentou para 54,2% frente aos 48,1%, registrados na consulta anterior em agosto. Não souberam opinar, 25,8%, enquanto antes eram 27,6%. Os dados sobre os que não aprovam diminuíram de 24,3% para atuais 20%. A nota geral sobre a avaliação dos cidadãos variou pouco e saltou de 6,7 para 6,8.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta aprovação na administração de Maringá
| Foto: Folha Arte

De todas as cidades do Norte do Paraná em que a pesquisa é elaborada, Maringá é a que registou maior aprovação, conforme avalia o professor Edmilson Vicente Leite, diretor estatístico responsável pelos dados. “Se tivesse mantido os índices da fase 1 já seria satisfatório. Conseguir mais que isso, um aumento nos índices de aprovação e confiança é algo que não encontramos nas outras cidades pesquisadas pelo Instituto Multicultural”, disse Leite.

.
. | Foto: Marcos Zanutto - Grupo Folha

O estudo promoveu 720 entrevistas entre os dias 19 e 20 de dezembro e apontou ainda um aumento na confiança da população no prefeito Ulisses Maia, que chegou a 55%. Anteriormente havia sido registrado, em agosto, 44,8%. Os que não confiam diminuíram de 28% para 25,8% e assim como os que não sabiam, que saíram de 27,2% para 19,2%. A Saúde Pública em Maringá foi considerada regular por 32,5% dos entrevistados, boa por 26,7% - péssima (18,35%), ruim (7,5%) e ótima (5%). Não souberam opinar 10%. Sobre a Educação Pública, consideraram boa (33,3%), regular (26,7%), ótima (11,7%), ruim (6,7%) e péssima (4,2%). Não opinaram 17,4%.

O resultado da avaliação refletiu positivamente no estudo que mede a intenção de voto para a eleição do próximo ano. O atual mandatário lidera a pesquisa e inclusive cresceu. Maia saltou de 25,9% para 32,5%. Em segundo colocado está o ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros que perdeu participação, de 17,6% para atuais 10%. Num virtual segundo turno, a disputa daria a vitória para o político do PDT com 45,8% frente a 27,5% de Barros. “Sabemos que é cedo ainda, que o calor da campanha muda muita coisa, mas no momento Ulisses Maia sai na frente”, afirma Leite. A pesquisa foi elaborada de forma estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos foram oferecidos aos entrevistados. A lista completa consta no quadro ilustrativo.

GOVERNOS

O Instituto Multicultural de Pesquisa e Opinião Pública também ouviu a opinião dos maringaenses sobre a administração do governador Ratinho Junior (PSD). O resultado apontou uma manutenção na aprovação do governador, de 40%, comparado a agosto. Já os que não aprovaram tiveram um pequeno aumento de 31% para 35,8% e os que não souberam opinar registraram uma pequena queda de 28,5% para 24,2%. Já o governo do presidente Jair Bolsonaro teve uma disparada em sua aprovação atingindo a marca de 60,8%, enquanto antes tinha a marca de 45,2%. Não aprovam 30%, frente aos 37,2% medidos anteriormente. O número dos que não souberam responder caiu de 17,6% para 8,4%.