Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta aprovação da administração de Maringá
| Foto: PMM/Divulgação

O trabalho da gestão municipal de Maringá tem agradado a maior parte dos cidadãos, é o que indica o estudo de opinião pública realizada pelo Instituto de Pesquisa Multicultural, entre os dias 12 e 13 de agosto. Ao longo do processo foram realizadas 717 entrevistas e a margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. O resultado aponta que 48,1% dos entrevistados aprova a administração do prefeito Ulisses Maia (PDT) - não aprovam 24,8% e não souberam responder 27,6%. Já a confiança também apontou um cenário positivo para o chefe do Executivo: 44,8% dos ouvidos confiam na gestão, enquanto 28% não confiam e 27,2% não sabem.

O prefeito aposta que inúmeros fatores são responsáveis para a formação da opinião dos maringaenses sobre o trabalho de sua gestão. “Acredito que as pessoas sentem a proximidade do trabalho que venho realizando. Seja nas ruas ou nas redes sociais. Mas também vivemos um excelente momento financeiro, com superavit, alcançado sem aumentar impostos”, avalia Maia. Ele acredita que a sensação de satisfação da população deva ainda crescer. “Estamos numa fase que iremos inaugurar uma série de obras. Os trabalhos estão ficando prontos e haverá uma melhoria na vida das pessoas”, disse.

O responsável pela pesquisa, o diretor estatístico Edmilson Leite, lembra que esta é a primeira medição do instituto na cidade e não é possível ainda elaborar uma série histórica de medição. No entanto, em comparação com outros municípios avaliados no País, a situação de Maringá é positiva, visto que a média de nota da atual administração ficou registrada em 6,7. “Em comparação com cidades de mesmo tamanho, uma avaliação positiva normalmente tem média de 6,5. Outro fator que deve ser visto, os cruzamentos de perfis, o governo de Ulisses Maia é bem avaliado em todas as classes sociais e regiões de Maringá”, afirmou Leite.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta aprovação da administração de Maringá

ELEIÇÕES

A pesquisa ainda mediu a intenção de voto para as eleições do ano que vem. Na opção em que os entrevistados podiam dizer espontaneamente seus candidatos, 65,7% não souberam opinar e não responderam, seguido do atual prefeito, com 19,2% das intenções, e de Sílvio Barros, com 5,4%. Já quando os nomes foram apresentados para entrevistados, Ulisses Maia aparece com 25,9%, seguido de Sílvio Barros, com 17,6%, e não souberam ou não responderam 14,6%. O prefeito comentou sua colocação na pesquisa. “Atualmente estou totalmente focado no meu mandato. Não estou pensando em arranjos eleitorais e partidários. Vou deixar para pensar nisso no meio do ano que vem”, afirmou Maia em conversa com a FOLHA.

Também foram medidas a aprovação dos governos do estado e federal. A opinião dos maringaenses sobre a gestão do governador Ratinho Junior (PSD) apontou aprovação de 40,6%, os que não aprovam registraram 31%, não souberam responder 28,4%. Já em relação à administração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a aprovação foi registrada em 45,2%, enquanto 37,2% não aprovam e 17,6% não souberam opinar. Os dados foram obtidos com população maior de 16 anos, de ambos os sexos, das classes A, B, C, D e E.