.
. | Foto: Anderson Coelho - Arquivo FOLHA

O prefeito reeleito Marcelo Belinati (PP), o vice-prefeito João Mendonça (PP) e os 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura serão diplomados pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (18), em cerimônia virtual marcada para às 16 horas. Por conta do contexto da pandemia de Covid-19 e pelos decretos que inviabilizaram eventos presenciais com mais de 10 pessoas, a cerimônia será transmitida pelo site da Câmara Municipal de Londrina e pelos canais do Legislativo Municipal no YouTube e Facebook.

A organização é toda da Justiça Eleitoral que, pela primeira vez na história, prepara o evento totalmente on line. "É a primeira diplomação feita dessa forma, inclusive algumas cidades nem vão fazer virtual por não ter condições. Nós fizemos uma parceria com a Câmara porque o Tribunal Regional Eleitoral não tinha recursos financeiro para contratar uma plataforma para transmissão nos 399 municípios do Estado, e então firmamos parceria com o Legislativo, que já tem feito suas transmissões" informou Dorivaldo Rodrigues, chefe do cartório da 42ª zona eleitoral de Londrina

Além dos 21 eleitos (prefeito, vice e vereadores), serão 61 participantes no total, incluindo 36 vereadores suplentes (três por partido) mais o juiz diretor do Fórum Eleitoral de Londrina, Luiz Valerio dos Santos, promotores e presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Vania Queiroz. Depois da execução do hino nacional e de Londrina e do discurso do juiz eleitoral, 12 vereadores que se inscreveram e o prefeito eleito devem discursar por três minutos cada.

A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo. Todos os candidatos vitoriosos e suplentes, até a terceira colocação, podem emitir o diploma de forma on-line diretamente no site de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na impossibilidade técnica, ele pode ser retirado no cartório eleitoral da zona do candidato, recomendando-se o agendamento para o atendimento.

Posse também virtual

A sessão solene de instalação da legislatura e posse dos parlamentares, prefeito e vice-prefeito está marcada para o dia 1º de janeiro, às 18 horas, também de forma remota, assim como ocorre nas sessões ordinárias, com transmissão ao vivo pelo site da Câmara e pelos canais no Facebook e YouTube.

De acordo com o Regimento Interno do Legislativo, durante a cerimônia de instalação e posse, o plenário deliberará, por maioria absoluta de votos (10 votos), se a sessão preparatória para eleição da Mesa Executiva (presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários), será instalada imediatamente ou em prazo que não ultrapasse 48 horas contadas do início da sessão de posse.