"Vamos fazer uma administração democrática e participativa", afirma José do Carmo Garcia
"Vamos fazer uma administração democrática e participativa", afirma José do Carmo Garcia | Foto: Anderson Coelho



Cambé - O advogado José do Carmo Garcia (PTB) foi eleito com quase 55% dos votos válidos. O ex-prefeito de Cambé obteve 26.761 votos contra 13.421 de Junior Félix (PSDB) e 8.682 de Benê Filho (PSD). Zé do Carmo, como é conhecido entre os moradores, aguardou o final da apuração no comitê de campanha. Fogos de artifício e buzinaço anunciaram a vitória. "Entendo que o momento econômico do país, do estado e do município traz dificuldades. O momento é para alguém que tem experiência. Não sou a cereja do bolo e nem a última bolacha do pacote, mas entendi que houve uma convocação pela experiência e, acima de tudo, pela minha presença constante na cidade de Cambé", comemorou com o vice-prefeito Conrado Scheller (DEM). A chapa vencedora teve o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral, mas um recurso ainda será analisado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
A votação ocorreu de forma tranquila em Cambé. Não houve prisões de eleitores nem falhas nas urnas eletrônicas. Pela primeira vez, os eleitores fizeram a escolha por meio do sistema biométrico. O resultado final foi divulgado por volta das 17h30.
De acordo com o juiz eleitoral Ricardo Luiz Gorla, o Ministério Público Eleitoral protocolou duas representações por derrame de santinhos. As coligações "Vamos juntos" (de Zé do Carmo) e "A vitória do povo" (de Junior Félix) terão prazo para apresentar defesa. Os responsáveis poderão ser multados e responder por crime eleitoral.

VOTOS NULOS
Descontentes com os candidatos, alguns eleitores preferiram não participar da escolha. "Não escolhi prefeito. Se tem uma coisa que não suporto é eleição. Para vereador votei no candidato conhecido lá no bairro. Ele dá festa todo ano e deu remédio quando eu precisei", disse a dona de casa Maria de Fátima dos Santos. "Eu anulei tudo. Eles só lembram da gente nessa hora para pedir voto", afirmou a vendedora Angélica Ribeiro.
Zé do Carmo foi eleito prefeito de Cambé em 1988, 1996 e 2000. Logo após a vitória, aos 64 anos, o novo chefe do executivo destacou que pretende implantar a guarda municipal, fazer melhorias na iluminação, instalar câmeras de monitoramento e buscar recursos para a saúde. "Vamos fazer uma administração moderna, democrática e participativa", concluiu.
Os vereadores eleitos foram: Zezinho da Ração (PSB), Zé Guilherme (PTB), Alzira da Farmácia (DEM), Paulo Soares (PTB), Fátima Serpelone Hauly (PSDB), Nilson da Bahia (PP), Tokinho (PTB), Fábio Fernandes Pio (PSDB), Berro (DEM) e José Luiz Dalto (PPS).