Curitiba - A decisão do Conselho Político do diretório do PMDB de Curitiba, que na última segunda-feira cancelou as prévias para a escolha do candidato do partido à prefeitura da Capital, mudou os planos de quatro postulantes à indicação. Agora, eles discutem a possibilidade de lançar a pré-candidatura de apenas um deles para fazer frente à indicação do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira Júnior, nome preferido do governador Roberto Requião.
Os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures, o deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior e o ex-prefeito Rafael Greca, que já haviam lançado suas candidaturas, decidiram reagir às afirmações de que estaria particamente certa a indicação de Moreira. Segundo Stephanes Júnior, os quatro analisam agora a possibilidade de se unir em torno de apenas um nome para tentar reverter o quadro. ''Essa foi a maneira que encontramos para enfrentar o Moreira'', afirmou. Segundo ele, o nome seria lançado durante a convenção que o partido obrigatoriamente terá que realizar para homologar a candidatura. ''Por lei, qualquer filiado pode lançar sua pré-candidatura na convenção e concorrer à indicação'', disse.
Em seguida, o deputado estadual subiu o tom e fez críticas à possibilidade de o reitor ser o candidato do PMDB à prefeitura. ''A candidatura dele pode ser um fiasco. Ele vai terminar com 2% (de votos) no máximo'', disse. A mobilização dos quatro interessados na indicação já vem ganhando de outros integrantes do partido, como o deputado estadual Mauro Moraes, que teme um fiasco do PMDB na eleição caso o candidato seja mesmo Moreira. ''O PMDB precisa de um candidato com densidade eleitoral. Além disso, não dá para ter uma candidatura imposta, ela precisa vir da base do partido'', declarou.

mockup