Em sessão ordinária virtual da Câmara dos Vereadores de Londrina, nesta quinta-feira (18), os vereadores apreciaram o projeto de lei da Prefeitura de Londrina que autoriza concessão onerosa de uso de espaço nos lagos públicos para a exploração dos serviços de pedalinho, caiaque e stand up paddle. Segundo o texto, os serviços deverão ser licitados e estarão sob a responsabilidade da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). O vereador Mario Takahashi (PV) se pronunciou sobre preocupação com a segurança dos usuários, lembrando que os serviços devem ser destinados somente ao Lago Igapó II, evitando as embarcações que transitam a partir do Iate Clube. Já Amauri Cardoso (PSDB) lembrou que o Parque Arthur Thomas tem enorme potencial para ser explorado turisticamente, mas que depende de cuidados de conservação. Todos os parlamentares presentes votaram favoráveis, apesar de não haver a menor perspectiva da abertura dos serviços. O projeto ainda será votado em segundo turno e pode receber emendas.

Também foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei do Executivo que desafeta uma área no Parque San Pablo e autoriza o Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) a doá-la ao Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná). O espaço, de mais de 3,6 mil metros quadrados, será utilizado para a construção da nova sede, com 1.500 metros, que tem valor estimado em R$ 8 milhões. Ainda foi aprovada permissão de uso de Faixa de Servidão para Acesso, com 516 metros para a instituição. As áreas têm valor de mercado aproximado de R$ 3,1 milhões. Como contrapartida, o Sebrae revitalizará a Praça Takeki Kikuchi, localizada entre a Rua Eurico Hummig e a Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, na Gleba Palhano. O texto segue para redação final na Comissão de Justiça.

MAIS PROFESSORES

Também avançou na Câmara um parecer prévio na Comissão de Finanças e Orçamento solicitando que as secretarias municipais de Recursos Humanos, de Orçamento, Planejamento e Tecnologia e de Educação se manifestem sobre o projeto de lei que cria 330 cargos efetivos de Professor de Educação Básica. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais. O projeto também revoga a Lei 12.456, de 29 de setembro de 2016, que criou o cargo de Professor do Campo, posto que, até o momento, não foi implementado.

HOMENAGEM

Na abertura da sessão, foi realizada uma homenagem em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa, a partir de requerimento do vereador Eduardo Tominaga (DEM). O cônsul geral do Japão em Curitiba, Masahiro Takagi, por videoconferência, participou pela primeira vez de um evento na Câmara de Londrina. “Quero parabenizar toda essa história de 112 anos de imigração japonesa e quero agradecer aos senhores brasileiros por receber estes imigrantes com carinho e com gentileza”, declarou o diplomata. Ainda participaram representantes de instituições como o Integranikkey e a Acrol (Associação Cultural e Recreativa Okinawa de Londrina).