O Governo do Paraná confirmou nesta quarta-feira (18) que a praça de pedágio prevista para a PR-445 será instalada logo no entroncamento com a BR-376, a Rodovia do Café. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a decisão veio "depois de diversas reuniões com o governo federal durante a elaboração do projeto".

Imagem ilustrativa da imagem Pedágio na PR-445 ficará no entroncamento com a BR-376, decide governo
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Na semana passada, o governador Ratinho Jr. (PSD) havia adiantado a notícia para empresários em uma reunião na Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). O Ministério da Infraestrutura acredita que os usuários paguem uma tarifa inicial de R$ 9,52. Porém, a AEN informa que o valor vai diminuir "já que no novo modelo de concessão vence o leilão a empresa que apresentar o maior desconto da tarifa ao usuário".

Entre as principais obras estipuladas para ocorrer no lote 3, do qual a pedágio de Tamarana faz parte, estão o contorno Norte e Leste de Ponta Grossa, Califórnia, Arapongas e Apucarana; a duplicação da BR-376 entre Imbaú e Ortigueira; a duplicação da PR-445 (entre Mauá da Serra e Irerê); a duplicação da PR-170 (Norte de Apucarana); a duplicação da PR-323 (entre Cambé e a divisa com o Estado de São Paulo); marginais nos trechos urbanos em Jandaia do Sul, Londrina e Sertanópolis; e faixa adicional da PR-445 (Londrina).

A concessão rodoviária está dividida em seis lotes que totalizam 3,3 mil quilômetros de estradas. O conjunto é formado por estradas estaduais (35%) e federais (65%). O projeto prevê investimentos de R$ 44 bilhões em obras, valor equivalente a 120 anos de orçamento federal para rodovias, aplicado somente no Paraná. O pacote de concessões estima ainda outros R$ 35 bilhões destinados a custos de operação e manutenção das vias (OPEX). A expectativa é que o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) possa ocorrer no primeiro semestre de 2022.

Votação na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em segundo turno de votação, na sessão plenária desta quarta-feira (18), a proposta do Poder Executivo que prevê a delegação de rodovias estaduais paranaenses para a nova concessão rodoviária federal. O projeto de lei 372/2021 recebeu 40 votos a favor e 12 contra, sendo aprovado na versão original encaminhada pelo Executivo. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria segue agora para sanção, ou veto, do Governo do Estado.

(com informações da Agência Estadual de Notícias e da Assembleia Legislativa)

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