Fortaleza - Sem citar nenhuma vez o nome da candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, o PC do B de Inácio Arruda - terceiro colocado na disputa no primeiro turno - anunciou o apoio à candidatura petista nesta reta final, com a condição de que ela defenda o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio aconteceu de forma fria, por meio de uma nota, assinada pelo presidente nacional da sigla, Renato Rabelo, que participou do encontro de dirigentes do partido em Fortaleza, ontem.
''Neste momento, o PC do B manifesta seu apoio à candidatura do PT, na perspectiva de que esta se posicione no campo do governo Lula e assuma um projeto para Fortaleza, cuja espinha dorsal seja a amplitude e a pluralidade das forças necessárias para assegurar a vitória'', diz a nota.
O próprio Inácio, que recebeu 214 mil votos no dia 3 de outubro (34 mil a menos que Luizianne), não falou sobre como será este apoio. Ele adiou o máximo que pôde o anúncio por considerar que a divisão do PT foi a principal causa de sua derrota e cobra um pedido de desculpas.
A aliança com o PT era tida como certa e a própria candidatura de Luizianne só existiu porque o diretório municipal do partido desobedeceu a Executiva Nacional. Com isso, boa parte da cúpula do PT abandonou a petista para ficar com o candidato do PC do B.
Como conseguiu chegar ao segundo turno sem o apoio do próprio partido, Luizianne tem afirmado que só quer apoios incondicionais e que não vai mudar só para agradar a possíveis aliados. No PT, a ascensão de Luizianne foi suficiente para unir o partido. Antigos infiéis que chegaram a coordenar a campanha de Inácio, entre eles o deputado estadual José Nobre Guimarães, irmão do presidente nacional da sigla, José Genoino, foram integrados à coordenação da campanha.

mockup