O Calçadão de Londrina será amanhã ponto de coleta de assinaturas para o anteprojeto de lei de iniciativa popular que defende o combate à corrupção eleitoral. Entre as medidas visadas, estão o impedimento de candidatura de políticos que estejam sendo investigados ou que tenham renunciado para escapar de eventuais punições, além de aumento do prazo de inelegibilidade de quatro para oito anos. O movimento é coordenado pela Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de Londrina e integra o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) encabeçado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto a outras 34 entidades. Para assinar, é necessário estar com o título de eleitor em mãos.
No Calçadão da Avenida Paraná, a coleta de assinaturas acontece entre a Avenida São Paulo e a Rua Professor João Cândido, das 9 às 12 horas. Segundo o coordenador da pastoral em Londrina, Gilson Vória, a previsão da Arquidiocese é de adesão de pelo menos 60 mil eleitores participem. ''Um projeto desses precisa de 1% do eleitorado nacional, o que dá algo em torno de 1,2 milhão de assinaturas. Imagine então se tivermos 10 milhões: a força acaba sendo outra'', disse.
Indagado se eventual lei originada da iniciativa seria capaz de reverter quadros de corrupção ou de suspeitas de corrupção - só na Câmara de Londrina, por exemplo, já são cerca de 30% do Plenário investigados -, Vória respondeu: ''Os políticos são ardilosos, mas essa pode ser uma saída. Tem muita gente simples que não acompanha noticiário, nem tempo para isso, mas que chega em época de eleição, por falta dessa informação, acaba votando no sujeito que está sendo investigado - se houver uma lei impedindo essa candidatura, teremos uma renovação obrigatória nos quadros'', definiu o coordenador da pastoral, para completar: ''Não se trata de condenar ninguém, mas apenas de impedi-los que usem os cargos para se defender - se os investigados de fato forem competentes, eles toquem a vida independente da política e retornem em outro pleito'', avisou.
Entre as ações do MCCE em Londrina, além da ação no Calçadão - que seguirá todos os sábados de manhã, até junho -, é feita também coleta de assinaturas nas paróquias, desde o início do mês. Outra frente de atuação é um ciclo de conferências sobre Igreja e política, no salão da Catedral, a partir das 20 horas, que vai até de outubro. A próxima será no dia 15, com o tema ''Bioética e Política'', ministrada pelo padre José Rafael Duran.

mockup