Parte das instalações da Câmara de Vereadores de Londrina foi interditada, na manhã de ontem, depois de vistoria realizada pelo secretário municipal de Obras, Nelson Brandão, e o engenheiro civil José Roberto Hoffmann, especialista em análise de estrutura da Univesidade Estadual de Londrina (UEL).
Foram interditados, no piso inferior, os banheiros feminino e masculino, a sala dos motoristas, a entrada do estacionamento e a calçada onde as motos ficam estacionadas. Já no piso superior estão com acesso impedido a sala onde fica o ar condicionado e o gabinete da vereadora Lenir de Assis, que vai utilizar a sala de reuniões provisoriamente.
Não há risco de queda e a interdição é apenas uma medida preventiva. ''Não se sabe para onde a água da chuva está indo, só que o primeiro bloco sofreu bastante infiltração, a qual refletiu no recalque da fundação'', comentou Brandão.
Ele explicou que a fundação trabalha por atrito e que as laterais do prédio é que dão resistência à construção. Quando a terra fica molhada, o atrito diminui, provocando acomodação do prédio. ''Por isso vamos medir para se esse abaixamento continua.''
Rachaduras foram vistas somente na manhã de ontem pelas funcionárias da limpeza, que chegaram à Câmara para trabalhar e se espantaram com os estragos. À noite, o segurança também havia escutado estalos, indicando que o prédio estava com problemas. Ainda na manhã de ontem, o diretor da Câmara foi acionado e chamou um engenheiro da Prefeitura para fiscalizar o local.
Por volta das 11 horas, o secretário de Obras foi até o prédio para avaliar os danos e resolveu interditar apenas as locações mais danificadas.
Trabalham no prédio cerca de 180 pessoas. À tarde, segundo o presidente da Câmara, José Roque Neto (PTB), os trabalhos seriam retomados normalmente - o que acabou não acontecendo (leia texto nesta página).''Mas, por medida de precaução, a audiência pública sobre o programa Cidade Limpa, que aconteceria amanhã (hoje) na Câmara, foi transferida para o auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina, no mesmo dia e horário'', informou.

mockup