Curitiba - O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pedágio, deputado André Vargas (PT), disse que o foco da comissão, neste primeiro momento, será a análise dos contratos e das planilhas de custo elaboradas pelas concessionárias para verificar se o preço cobrado nas estradas é abusivo. Os deputados da CPI do pedágio reuniram-se ontem pela primeira vez para discutir como a comissão irá conduzir os trabalhos.
Segundo Vargas, por ser um trabalho eminentemente técnico, a CPI pode apresentar seus primeiros resultados em 45 dias. ''A partir daí, já devemos ter um panorama de como o pedágio foi estabelecido e do que pode ser feito para abaixar o preço das tarifas'', acredita o petista.
O fato do governo estadual já ter declarado que está negociando diretamente com as concessionárias uma redução no valor das tarifas não preocupa o relator da CPI, Ademar Traiano (PSDB). ''Nosso principal objetivo é esclarecer e dar transparência aos contratos firmados. Não é uma CPI investigativa, até porque não há denúncias comprovadas de superfaturamento ou outros ilícitos'', explicou Traiano, aliado do ex-governador Jaime Lerner (PFL), o responsável pela implantação do pedágio no Estado.

mockup