Curitiba - O vereador Jorge Bernardi, líder do PDT na Câmara Municipal de Curitiba, está propondo a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar o tratamento dado pela Diretoria Regional de Trânsito (Diretran), órgão ligado à prefeitura, aos deputados estaduais que cometem infrações de trânsito, mas ganham descontos na hora de pagar as multas, embora não haja previsão legal para isso.
Na terça-feira o diretor administrativo da Assembléia, José Ari Nassif, foi até o Diretran pagar parte das multas dos carros de propriedade da Casa, usados pelos deputados estaduais. Ele conseguiu um desconto nessas multas, que fez o valor cair de R$ 208 mil para R$ 25 mil.
O vereador contou que sempre é procurado por pessoas comuns que solicitam a intervenção dele para ''tirar'' as multas. ''A gente orienta que é preciso seguir um processo legal. Depois de um tempo essas pessoas voltam contando que fulano ou ciclano conseguiu tirar as multas sem pagar'', contou. Segundo ele, nestes casos a orientação que quem retira as multas é para que o proprietário do veículo nem entre com recurso, para facilitar.
Se for instalada, a CEI, que deve ser composta por cinco vereadores, terá 60 dias para investigar o caso. E já começará com algumas informações interessantes. No ano passado, Bernardi pediu esclarecimentos à Prefeitura de Curitiba sobre as multas. As respostas vieram em outubro e apontam que das 89.055 defesas prévias protocoladas por proprietários de veículos multados, apenas 3.072 delas foram acatadas, ou seja, 3,4%. Quando se trata de recursos, o índice é ainda menor. Dos 46.942 motoristas que recorreram, apenas 693 foram aceitos, ou seja, 1,4%.
''Se toda a população recebesse o mesmo tratamento dispensado aos deputados, certamente esse número seria maior'', considera o vereador. Entre os motoristas que recorreram e não tiveram sua argumentação aceita, o vereador conta que um rapaz que, segundo a multa, teria alcançado a velocidade de 140 km/h na ''curva do tomate'', trecho próximo à divisa de Curitiba com São José dos Pinhais. O detalhe é que essa rua tem pouco mais de 100 metros, a curva é bastante acentuada, e o motorista usava um Fiat Uno. ''Ele jamais conseguiria atingir essa velocidade naquele local'', atesta o vereador. Ainda assim, teve que pagar a multa por excesso de velocidade.
Para a instalação de uma CEI, são necessárias as assinaturas de 18 dos 35 vereadores. Jorge Bernardi está confiante na obtenção dos apoios. Segundo ele, muitos vereadores, inclusive governistas, estão descontentes com a Urbs.

mockup