O empresário Luiz Abi Antoun, parente do ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB), foi preso na manhã desta terça-feira (11), em sua casa, no Centro de Londrina, em mandado expedido na Operação Rádio Patrulha. A ação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) com quinze mandados de prisão, entre os quais estão o do ex-governador e da ex-primeira-dama, Fernanda Richa, ambos detidos provisoriamente também nesta manhã, em Curitiba. Segundo o delegado do Gaeco, Alan Flore, Abi Antoun permanecerá detido em Londrina.

A Operação Rádio Patrulha apura direcionamento de licitação para beneficiar empresários e o pagamento de propina a agentes públicos, além de lavagem de dinheiro no programa do governo estadual do Paraná Patrulha do Campo, no período de 2012 a 2014.

Imagem ilustrativa da imagem Parente de Beto Richa volta a ser preso em Londrina
| Foto: Gina Mardones/Folha de Londrina



O Gaeco chegou de manhã na casa de Abi Antoun, num prédio de alto padrão no Centro de Londrina, e o levou para a sede do MP por volta das 10h. Ele saiu em um veículo oficial do MP, com vidros escuros, no qual embarcou de dentro da garagem do edifício. Até o momento, a participação do parente do ex-governador no esquema descrito pela Rádio Patrulha não foi esclarecido. A defesa do empresário também não se manifestou.

Abi Antoun já foi condenado por participação em esquema de fraude em uma licitação para manutenção da frota oficial do Estado na região de Londrina, conforme descrito pela Operação Voldemort, deflagrada pelo Gaeco em 2015. O valor do contrato era de R$ 1,5 milhão. Outras seis pessoas também foram condenadas.

(Colaborou Simoni Saris)