Município de Congonhinhas, no Norte Pioneiro, será administrado pela quinta vez por Dr. Zeco, de  71 anos
Município de Congonhinhas, no Norte Pioneiro, será administrado pela quinta vez por Dr. Zeco, de 71 anos | Foto: Lis Sayuri - 13-06-2014

Os prefeitos do Paraná mais velhos eleitos neste ano estão na faixa dos 70 anos. Ao todo são 12 septuagenários e entre eles os mais idosos estão Agenor Bertoncelo (PSC), de Espigão Alto do Iguaçu (Centro-oeste) ; Alvaro de Freitas Netto (PSD), de Porto Rico (Noroeste); e , Dr. Marcio (PDT), de Telêmaco Borba (Campos Gerais), todos com 74 anos.

Ari Maldaner (PSD), de Entre Rios do Oeste (Oeste), possui 73 anos; e Motta (MDB), de São Miguel do Iguaçu (Oeste), está com 72 anos. Completam a lista de septuagenários os prefeitos de Califórnia (Centro-Norte), Paulinho Moises (PSL); Cantagalo (Centro-Oeste), João Konjunski (PV); Congonhinhas (Norte Pioneiro), Dr. Zeco (PODE); Quitandinha (Região Metropolitana de Curitiba), Zé Quirera (PROS); Sengés (Campos Gerais), Nelson Pezinho (PSD); e Xambrê (Noroeste), Decio (PSD), todos com 71 anos; e o "caçula" do grupo, Idalir Zanella (PODE), de Renascença (Sudoeste), com 70 anos.

CONGONHINHAS

O prefeito eleito José Olegário Ribeiro Lopes, o Dr. Zeco, de Congonhinhas, afirma que toda experiência é válida na hora de administrar uma cidade. “Estou no meu quinto mandato e minha formação é Direito. Fui promotor de Justiça e tenho experiência na área jurídica e na gestão pública. Não que o jovem não dê conta. A gente percebe que tem muito jovem se saindo bem, mas o momento exige experiência. Ela conta muito em uma pandemia”, apontou.

Ele relata que a pandemia está sendo bem combatida no município de pouco mais de oito mil habitantes. “Tivemos poucos casos confirmados, mas dois deles foram fatais. O trabalho tem sido bom no sentido de termos poucos casos. Temos uma situação no mundo e isso tem refletido nos municípios e o pior impacto será sentido na próxima gestão. As medidas adotadas são as recomendadas pela área técnica para ter combate efetivo até que surja a vacina. Vamos tomar as providências que o caso requer”, destacou.

De acordo com ele, a economia foi bastante atingida com a pandemia. “Então não é possível onerar mais a nossa população. A nossa principal atitude será diminuir os gastos”, destacou. “Eu vislumbro que não será fácil em virtude da situação que o País inteiro e Congonhinhas está passando. Espero que com as previdências a administração dê certo”, destacou.

Questionado se implantaria políticas públicas para a população da terceira idade, ele confirmou que sim, mas o que mais vai batalhar é para a geração de empregos na cidade.

60 ANOS

Nas eleições de 2020 também foram eleitos 57 prefeitos na casa dos 60 anos, 23 deles acima de 65 anos, sendo duas mulheres: Ione Abib (PSD), 66, foi eleita para a Prefeitura de Andirá (Norte Pioneiro); e a atual vice-prefeita de Ponta Grossa (Campos gerais), Professora Elizabeth (PSD), 69, que assumirá o cargo do Executivo do quarto município mais populoso do Estado.

NO BRASIL

No Brasil todo, apenas 5.304 candidatos com idade entre 65 a 69 anos eram mulheres (2,84% do total). Entre os candidatos com essa idade, 13.680 foram do sexo masculino (3,69% do total). Na faixa de idade entre 70 e 74 anos foram 5.702 candidatos do sexo masculino (1,54%); e 1.808 do sexo feminino (1,01%).

De 75 a 79 anos foram 1.939 do sexo masculino (0,52%) e 531 do sexo feminino (0,28%). Na faixa etária entre 80 e 84 anos foram 500 do sexo masculino (0,13%) e 128 do sexo feminino (0,07%). Na faixa entre 85 e 89 anos houve o registro de 100 candidatos do sexo masculino (0,03%) e 22 do sexo feminino (0,01%).

Entre 90 e 94 anos foram 17 candidatos do sexo masculino e quatro do sexo feminino, cujo percentual não atingiu décimos do total. E se as mulheres possuem expectativa de vida maior que a dos homens, na política oito delas são a prova disso. Três delas possuem entre 95 e 99 anos e cinco possuem 100 anos ou mais. Nenhum candidato homem foi registrado em todo o País com mais de 95 anos.