Paraná deverá ter seis candidatos na disputa ao governo
Além dos postulantes à sucessão de Ratinho Junior no Palácio Iguaçu, oito candidatos vão brigar pelas duas vagas ao Senado Federal
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de agosto de 2026
Além dos postulantes à sucessão de Ratinho Junior no Palácio Iguaçu, oito candidatos vão brigar pelas duas vagas ao Senado Federal

Curitiba - No penúltimo dia para os partidos realizarem convenções e homologarem as candidaturas para as eleições de outubro, nesta terça-feira (4) o cenário eleitoral foi praticamente definido no Paraná. As últimas movimentações confirmaram as candidaturas ao Senado do deputado estadual Alexandre Curi (Republicanos) e da jornalista Cristina Graeml (PSD) ao Senado, na coligação que apoia o candidato ao governo Sandro Alex (PSD).
Com isso, o Paraná deverá ter seis candidatos ao governo e oito ao Senado. Além de Sandro Alex, tiveram suas candidaturas ao Palácio Iguaçu homologadas o senador Sergio Moro (PL); o deputado estadual Requião Filho (PDT); Luiz França (Missão); Samuel de Mattos (PSTU); e Tayná Miessa (Unidade Popular). Nesta terça, o PDT definiu que o vice na chapa de Requião Filho será o ex-deputado estadual Michele Caputo Neto (Solidariedade), ex-secretário da Saúde durante os governos de Beto Richa (PSDB).
Três partidos fazem suas convenções nesta quarta-feira (5), PSDB, Avante e o nanico Democratas (antigo PMB). Liderado no estado pelo secretário estadual de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Avante deverá confirmar o apoio ao candidato do governador Ratinho Jr (PSD) ao governo, Sandro Alex. O PSDB também já definiu apoio ao candidato do PSD. Já o Democratas decidirá se apoia alguma candidatura ou lança candidatos próprios, informou nesta terça o presidente estadual da legenda, Marcello Sampaio.
Outro partido que ainda não definiu sua posição no estado é o PSB. A legenda fez uma convenção virtual no dia 20 de julho, comandada pelo deputado federal Luciano Ducci, e homologou apenas uma chapa para deputados federais, sem definir posição para governo e Senado e sem apontar nomes para concorrer a deputado estadual. Ex-presidente do partido no estado, o sindicalista Paulo Rossi recorreu à Justiça Eleitoral para pedir a impugnação da convenção, alegando que foi impedido de participar.
DEFINIÇÕES NA RETA FINAL
Até o fim da semana passada, a grande dúvida era em relação à possível candidatura do ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (MBD) ao governo. Após uma semana de negociações, Greca anunciou na sexta-feira (31) que concorrerá a vice na chapa de Sandro Alex. Após essa definição, ficou a dúvida em relação à possível candidatura do ex-governador Alvaro Dias (MDB) ao Senado, o que gerou desgaste entre o Republicanos de Alexandre Curi e o PSD de Ratinho Jr – o receio era que Alvaro dividisse votos com Curi, colocando em risco a eleição para o Senado.
Alvaro anunciou que desistiu de concorrer ao Senado na tarde de segunda-feira (3), poucas horas antes da convenção do Republicanos. Com isso, o caminho ficou aberto para o PSD lançar a jornalista Cristina Gramel ao Senado, na tarde desta terça. ““Esse é um dia simbólico porque representa o fechamento da chapa. Nós temos o time de mulheres mais fortes do Paraná caminhando conosco, e ela (Cristina) simboliza isso”, afirmou Sandro Alex.
A estratégia da chapa governista ao Senado será apresentar Curi como “municipalista” e Cristina Graeml como defensora dos valores da direita. “Tenho muito orgulho de ter sido acolhida por um time que fez muito pelo Paraná. Alexandre Curi será o maior municipalista do Senado e eu vou defender meus valores em Brasília”, afirmou a jornalista, segunda colocada nas eleições municipais de 2024 em Curitiba.
Além dos dois governistas, já tiveram suas candidaturas ao Senado definidas o ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo); o deputado federal Filipe Barros (PL); a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT); o ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT); Karen Guerreiro (Missão) e Joaquim Maciel (UP). O PSTU não lança candidatos ao Senado.
Durante a convenção do Republicanos, na noite de segunda, Alexandre Curi mandou indiretas para os três senadores do Paraná – entre eles Sergio Moro. “O Paraná tinha protagonismo quando o Alvaro Dias esteve no Senado”, disse. Nós não podemos aceitar o Paraná ser a quarta economia do Brasil e o décimo terceiro estado em recebimento de recursos do governo federal. Precisamos debater pautas importantes, mas principalmente ter um senador que conheça o Paraná, que conheça as diferentes regiões do estado. Os senadores estão distantes, estão ausentes”, afirmou Curi em relação a Moro, Flávio Arns (PSB) e Oriovisto Guimarães (PSDB) – os dois últimos não tentarão a reeleição em outubro.
CANDIDATOS AO GOVERNO E SUA CHAPAS
Sandro Alex (PSD)
Coligação: PSD, PP, União Brasil, PSDB, Republicanos, Avante, Cidadania e MDB
Vice: Rafael Greca (MDB)
Senado: Alexandre Curi (Republicanos) e Cristina Graeml (PSD)
Sergio Moro (PL)
Coligação: PL, Novo, Podemos e DC
Vice: Edson Vasconcelos (PL)
Senado: Deltan Dallagnol (Novo) e Filipe Barros (PL)
Requião Filho (PDT)
Coligação: PDT, PT, PV, PSOL, PCdoB, Rede, PRD e Solidariedade
Vice: Michele Caputo Neto (Solidariedade)
Senado: Dr. Rosinha (PT) e Gleisi Hoffmann (PT)
Luiz França (Missão)
Vice: Vice: João Adolfo (Missão)
Senado: Karen Guerreiro (Missão)
Samuel de Mattos (PSTU)
Vice: Helena Figueiredo (PSTU)
Tayná Miessa (UP)
Vice: Willian Araki (UP)
Senado: Joaquim Maciel (UP)


Claudemir Scalone
Editor com foco em Política e Esportes.


