O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), George Hiraiwa, acredita os 66,8% de reprovação à proposta de venda da Sercomtel Celular é reflexo das privatizações que estão sendo realizadas pelos governos federal, estadual e municipal. ‘‘A pesquisa deixa claro que a população é contra as privatizações porque, infelizmente, nos âmbitos federal, estadual e municipal, os exemplos não são bons, principalmente na clareza do direcionamento das verbas’’, analisou.
Segundo o presidente da Acil, que participou ontem à noite de um debate sobre o assunto, a um mês do plebiscito, parte da população ainda não tem informações sobre as condições de mercado da Celular. ‘‘Aparentemente, a questão é técnica, abrangente e difícil. Provavelmente existe uma boa parcela da população que não está a par desse processo’’, afirmou.
O diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telefonia (Sinttel), José Aparecido de Moura, acredita que é possível a manutenção da estatal e que a pesquisa demonstra a confiança da população na empresa. ‘‘Acredito que com investimentos ela continua sendo rentável, lógico que não com a mesma margem de lucro, mas não significa que irá sucatear’’, defendeu.
Moura admitiu que a preocupação dos trabalhadores da telefonia é com a manutenção do emprego. ‘‘Mas temos a convicção que se houver investimento, a Sercomtel não precisa ser vendida’’, afirmou. ‘‘No meu ponto de vista não falta só informação, mas precisamos nos convencer da necessidade da venda’’.
Durante o debate na Acil, o presidente da Sercomtel, Francisco Roberto Pereira, reafirmou que com a entrada de novas companhias telefônicas no mercado londrinense, a impossibilidade de investimentos, e as exigências da Agência Nacional de Telefonia (Anatel) podem tornar a companhia inviável.
‘‘A projeção de investimento para a Celular esse ano é de R$ 5 milhões. O lucro líquido obtido no ano passado foi de R$ 2 milhões. Não é preciso ser matemático para ver que a rentabilidade está aquém do desejado’’, justificou. (C.O.)

mockup