O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre, recebeu ontem o pedido de habeas-corpus do ex-secretário de Fazenda de Maringá, Luis Antônio Paolicchi. Ele está preso desde o dia 7 de dezembro, acusado de comandar o esquema de desvios de dinheiro da Prefeitura de Maringá. Ontem, um dos advogados de defesa, Wagner Pacheco, disse que o prazo para julgamento do pedido é de cinco dias úteis. Caso o procurador solicite mais informações à Justiça Federal de Maringá, o prazo pode ser maior.
Pacheco disse que todo processo foi anexado ao pedido, o que deve agilizar a decisão. Ele defende a liberação de Paolicchi baseado na ‘‘desnecessidade de continuação da preventiva’’. Segundo o advogado, os demais argumentos jurídicos são muitos e comprovam a condição favorável para a liberação de Paolicchi.
O advogado disse acreditar que Paolicchi só continua detido porque não se entregou e acabou capturado em uma cidade turística (Florianópolis). ‘‘Estava tudo acertado para ele ser apresentado, mas não temos como provar isso’’, afirmou. Pacheco não concorda com o argumento da Justiça de que preso o ex-secretário não corre risco de vida.
‘‘Se for liberado, Paolicchi saberá se cuidar’’, disse. Pacheco garante ainda que se estivesse solto, o ex-secretário falaria com o Ministério Público (MP). Na última segunda-feira, Paolichi se recusou a responder a perguntas do promotor José Aparecido da Cruz. O advogado adiantou que está aguardando o relatório do Tribunal de Contas (TC), aprovado ontem, sobre os desvios apurados nos últimos quatro anos, para fazer a defesa administrativa do cliente. (M.Z.)

mockup