O ex-deputado federal pelo PT do Paraná morreu neste domingo (17) aos 79 anos
O ex-deputado federal pelo PT do Paraná morreu neste domingo (17) aos 79 anos | Foto: Mauro Frasson /18-04-2004



Será sepultado na manhã desta segunda-feira (18), no cemitério da Congregação Missionária Sagrada Família, em Santo Ângelo (RS), o corpo do ex-deputado federal pelo PT do Paraná Padre Roque Zimmermann. Natural de Santo Cristo (RS), ele mudou-se em 1987 para Ponta Grossa (PR), onde faleceu aos 79 anos, vítima de problemas cardíacos e pulmonares.

Segundo nota divulgada pelo PT, Padre Roque estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Geral da Unimed, desde o dia 31 de janeiro.

Licenciado da Igreja, ele foi deputado federal de 1995 a 2002, quando disputou o governo do Estado, mas não foi eleito. No ano seguinte, assumiu a convite do governador Roberto Requião (PMDB) a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, cargo que ocupou até 2006.

Presidente estadual do partido no Paraná e colega do padre na Câmara dos Deputados, Florisvaldo Fier, o Doutor Rosinha, disse à FOLHA que uma das características do colega era a coragem. Em Brasília, Zimmermann participou da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Narcotráfico. "Foi ameaçado de morte várias vezes, teve de ser protegido pela Polícia Federal, mas nunca demonstrou medo de apontar quem eram os traficantes. Nunca recuou", conta.

Segundo Rosinha, o colega foi até agora o que apresentou o melhor desempenho como candidato ao governo do Paraná pelo partido. "Por muito pouco não foi para o segundo turno", recorda. O candidato teve 17% dos votos.

Doutor Rosinha, que foi candidato ao governo estadual, no ano passado, recebeu apoio do padre na campanha. "Dentro das condições que a saúde permitia, ele ajudava e chegou a participar de uma reunião comigo em Ponta Grossa."

O presidente do PT diz que visitou o colega na UTI na semana passada e que o encontrou consciente mas sem condições de falar. "É muito triste ver nesta situação uma pessoa que lutou tanto por uma sociedade justa e contra a impunidade. Ele chorou enquanto falei com ele. A morte do Padre Roque é uma perda para a comunidade católica e para toda a sociedade do Paraná", declarou.

Antes de ser transladado para o Rio Grande do Sul, o corpo do padre foi velado em sua residência em Ponta Grossa neste domingo.