A Ouvidoria-Geral do Município de Londrina implementou um novo canal de relacionamento com os usuários de serviços públicos da Prefeitura. Trata-se do site próprio do órgão, disponível no endereço ouvidoria.londrina.pr.gov.br . Além de dar mais dinamismo às informações e prestação dos serviços de ouvidoria pública, há uma série de ferramentas que permitem aos munícipes realizar suas demandas e consultar legislações pertinentes ao órgão, assim como acompanhar a publicação dos relatórios periódicos de demandas registradas.

A nova plataforma, além de ser mais lúdica, ganha novos contornos e passa a ser mais didática na apresentação das informações. “O objetivo é ser mais dinâmico e atender as determinações das legislações voltadas às ouvidorias públicas, com foco direcionado aos cidadãos, usuários dos serviços públicos. No Portal da Prefeitura, continuará a menção do site da Ouvidoria-Geral, porém, redirecionando o usuário à nossa página, mais moderna e visualmente mais agradável para quem a visita”, comentou o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches Vicente.

A reformulação, segundo o ouvidor-geral, surgiu de um processo de amadurecimento da equipe e das constantes orientações fornecidas tanto pela Controladoria-Geral da União (CGU) quanto pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Essas instituições têm fiscalizado a administração municipal através dos processos de transparência pública, com ótica especialmente voltada às ouvidorias públicas. “No site, há orientações sobre cada um dos serviços que ofertamos, acesso aos formulários para registro de demanda e aos outros canais de comunicação existentes, bem como informações sobre quem é a equipe da Ouvidoria-Geral do Município. Tudo isso atende ao que as legislações nos orientam a disponibilizar, dando mais transparência e versatilidade para o usuário”, salientou.

Outro aspecto a ser enfatizado está no endereço eletrônico, que oferece mais praticidade para o usuário, tanto quando é digitado no navegador da internet, quanto no momento em que aparece em mecanismos de busca como o Google, quando o solicitante digita os termos “Ouvidoria” e “Londrina”.

O diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Márcio Horaguti, que foi o primeiro Ouvidor-Geral do Município, reforçou que "a partir de agora, a Ouvidoria passa a contar com um portal dedicado, voltado aos seus serviços e repleto de informações à comunidade”. O gerente de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV, Norberto Alves Filho, foi um dos idealizadores da plataforma, que levou cerca de dois meses para ser desenvolvida e finalizada.

CONTATOS

A Ouvidoria-Geral do Município é um importante canal de comunicação entre a sociedade e o poder público, podendo ser utilizada para uma série de serviços: Acesso à Informação, Elogio, Reclamação/Crítica, Sugestão, Denúncia e o Simplifique (que é uma opção para que a sociedade sugira melhorias no processo de desburocratização da máquina pública).

Os atendimentos, além do site oficial ouvidoria.londrina.pr.gov.br, também continuam sendo feitos pelos telefones 162 e 0800-400-1234 (Ouvidoria da Saúde). É possível acessar os serviços, ainda, pelo número de WhatsApp (43) 3372-4530 ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, no andar térreo da Prefeitura (Avenida Duque de Caxias, 635), das 9h às 17h45.

O órgão é responsável pelos atendimentos de demandas relativas a todas as pastas da administração direta e indireta do Município de Londrina. Os casos gerenciados pela Ouvidoria são aqueles em que a pessoa procurou o setor público e não foi atendida adequadamente, como ocasiões em que enfrentou demoras no atendimento.

“Todas as demandas são analisadas e, muitas vezes, o resultado deste trabalho, diante da repetição de ocorrências, pode gerar uma recomendação ao órgão para melhoria e aperfeiçoamento. Isso permite que os gestores possam ter um outro olhar sobre o que está sendo realizado em sua pasta. Além disso, a comunidade pode sugerir à Prefeitura melhorias na cidade, uma obra, reforma ou outra ação, ajudando assim a administração pública a entregar ainda mais serviços de melhor qualidade aos usuários”, enfatizou Vicente.

(Com informações do N.Com)