Curitiba - A poluição visual típica de ano eleitoral já está nas ruas de Curitiba. Apesar de a campanha eleitoral só começar no dia 6 de julho, os pré-candidatos à sucessão do prefeito Cassio Taniguchi (PFL) já espalharam outdoors pela cidade. Os deputados estaduais Angelo Vanhoni (PT), Mauro Moraes (PL) e Rafael Greca (PMDB), e o vereador Osmar Bertoldi (PFL) prepararam outdoors que podem ser vistos em pontos estratégicos.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), consultado pela Folha ontem, a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 6 de julho, conforme a Lei 9.504 de 1997. Os pré-candidatos, na prática, se apóiam no respaldo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para espalhar os outdoors. É que o TSE permite que políticos com mandato eletivo façam promoção pessoal não eleitoral , como forma de prestar contas do mandato à população. Mesmo assim, os pré-candidatos correm risco. Se a Justiça Eleitoral entender que houve uma tentativa de campanha eleitoral prematura, a pena sai cara. A multa é de cerca de R$ 100 mil, mas sobe em caso de reincidência.
O outdoor do vereador Osmar Bertoldi tem a frase ''uma cidade do tamanho dos nossos sonhos'' e também uma foto de Bertoldi. O assessor de imprensa do vereador disse que o outdoor pertence ao Instituto Pense Curitiba, uma Organização Não Governamental (ONG) que reúne políticos e empresários. Bertoldi é o coordenador do instituto e, segundo o assessor, o outdoor serve como ''teaser'' (em linguagem publicitária, um anúncio que serve como provocação) de um evento que acontecerá sobre a cidade, em maio.
O deputado Rafael Greca explicou que seu outdoor foi feito em homenagem ao aniversário de Curitiba, no dia 29 de março, e também numa referência ao seu aniversário, no dia 17 de março. ''Um grupo de amigos quis me homenagear e resolveu fazer o outdoor. Então pedi que divulgassem o hino de Curitiba'', disse Greca. Ao lado de uma foto do deputado está o verso ''salve cidade querida'', acima da explicação de que o hino é de Bento Mossurunga (música) e letra de Ciro Silva.
No outdoor de Vanhoni está escrito que ''Curitiba vai ser para você'', ao lado de uma foto do deputado. Vanhoni avalia que nenhum dos painéis expostos na cidade tem caráter eleitoral, porque nenhum diz expressamente que se tratam de pré-candidatos à Prefeitura. Os outdoors de Vanhoni começaram a ser colocados nas ruas nesta semana, já a propaganda dos demais candidatos está exposta há mais tempo.
No outdoor de Mauro Moraes, aparece a frase ''Curitiba sem violência'', e uma foto do pré-candidato. Moraes explica que seus outdoors têm como foco o combate à violência, um dos assuntos que mais tem discutido como deputado, e não ele como pré-candidato.

mockup