Oposição vai pressionar Renan a renunciar à presidência
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Gabriela Guerreiro e Renata Giraldi<br>Folhapress 
Brasília - Com a absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a oposição vai agora pressionar o Conselho de Ética da Casa a acelerar os dois outros processos contra o parlamentar que tramitam no órgão. Os partidos de oposição, que prometem manter a estratégia de obstruir os trabalhos da Casa, também vão intensificar a campanha para que Renan renuncie à presidência do Senado.
Na opinião do senador Jefferson Peres (PDT-AM), não há mais clima para Renan permanecer na presidência da Casa. ''Ele cedendo ou não à presidência, não tem mais condições de ficar no comando. O Senado está destroçado, isso é muito ruim. Vai ser dificílimo votar alguma coisa a partir de agora'', avaliou.
O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) disse esperar que Renan renuncie ao mandato ao invés de ser pressionado pela oposição a deixar o cargo. ''Acho que ele terá que refletir muito sobre o futuro dele e o futuro do Senado'', afirmou.
Para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o Senado está dividido sobre Renan - o que impede o peemedebista de controlar as votações da Casa.
''Ele teve quase 40 votos contrários, não tem como garantir nenhuma votação nesta Casa. Vamos continuar o processo de obstrução e lutar para investigá-lo dignamente'', disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que relatou o processo contra Renan no Conselho de Ética, cobrou maior rigidez sobre as novas investigações que serão realizadas sobre o peemedebista.
''Temos mais três processos em andamento. Eles vão ter que ser analisados, periciados. Eu acredito que os senadores que forem pegar essas relatorias não vão passar por cima dos fatos'', disse.
O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) afirmou que Renan, apesar de ter sido absolvido, continuará no centro da crise política que atinge a instituição. ''Nesse instante, é preciso estabelecer uma nova forma de convivência. A crise não acaba de jeito nenhum.''


