Oposição pode pedir impeachment
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de março de 2001
De Curitiba
A bancada de oposição ao governador Jaime Lerner (PFL) na Assembléia Legislativa está endurecendo o discurso e acredita que pode pedir o impeachment do governador baseado em outros casos, não apenas nas declarações de Luis Antônio Paolicchi.
Segundo o deputado José Maria Ferreira (PSDB), para tentar o impeachment, o bloco oposicionista que soma 14 dos 54 deputados poderia se basear nos gastos realizados pelo governo estadual nos Jogos Mundiais da Natureza realizados na Costa Oeste em setembro e outubro de 1997.
O líder da oposição, Orlando Pessuti (PMDB) disse que a oposição vai criar uma comissão suprapartidária para investigar as acusações de Paolicchi contra o governador. Essa comissão daria suporte às investigações do Ministério Público, segundo Pessuti. Tanto o MP como a Assembléia poderiam ir mais fundo nas apurações, argumentou o líder.
Vamos lutar para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar as acusações do Paolicchi, enfatizou Pessuti. Entretanto, qualquer ação da oposição depende de investigações aprofundadas, pois não tem ainda dados suficientes. A oposição ainda quer instalar uma CPI para investigar os gastos com os Jogos Mundiais da Natureza.
Pessuti considera que a criação do Conselho de Ética na Assembléia não é suficiente, porque não tem poderes para investigar o governador. Esse conselho vai ficar restrito à atuação dos deputados, por isso precisamos brigar pela CPI e pelo bloco suprapartidário.(M.D.)
