Brasília- A oposição reagiu ontem às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva direcionadas ao projeto, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB), que prevê aumento no benefício do Bolsa Família para alunos que alcançarem boas notas nas escolas. Ao negar o caráter eleitoral do projeto, Tasso disse que o objetivo da mudança é priorizar a educação no programa.
''O projeto (Bolsa Família) sempre teve ligação com a educação. Não há desenvolvimento sem educação. O projeto não traz um custo exagerado. O presidente gasta bilhões com a Venezuela, com a Bolívia, Equador e não pode gastar com educação? Esse não é o Lula que conheci'', disse o tucano.
Lula disse hoje que, em ano eleitoral, é preciso ter mais cautela com gastos públicos para evitar a ''farra do boi'', por isso a oposição deve apontar as fontes para custear o incremento do Bolsa Família.
Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), o projeto premia os bons alunos, ao contrário do modelo mantido pelo atual governo. ''O projeto do senador Tasso visa dar aperfeiçoamento ao Bolsa Família, que é a síntese de um bom projeto do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele premia os melhores alunos. O presidente fala que não tem orçamento? Mas tem dinheiro para dar para Cuba, para inchar a máquina pública'', afirmou.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que o projeto não é eleitoreiro, já que entraria em vigor somente em 2011, quando um novo presidente da República estará eleito.

mockup