Curitiba - Mais de mil assinaturas foram coletadas ontem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, para o abaixo-assinado que tem por objetivo pressionar o Congresso Nacional a instalar a CPI do Apagão Aéreo. O movimento, realizado simultaneamente em várias capitais, foi organizado por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na semana passada, a bancada governista na Câmara dos Deputados barrou a instalação da CPI.
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), um dos organizadores do abaixo-assinado no Paraná, conta que a adesão ao movimento por parte de passageiros insatisfeitos foi imediata. ''As pessoas desabafam e querem contar as experiências de como suas vidas vêm sendo afetadas pelos problemas nos aeroportos'', diz o deputado. Além do PSDB, representantes do PFL e do PPS ajudam a coletar as asinaturas em Curitiba.
Fruet explica que, independente do número de assinaturas obtido, o abaixo-assinado não vai possibilitar diretamente a instalação da CPI. ''Mas é uma forma de mostrar a posição dos usuários e pressionar o Congresso a instalar a comissão'', explica. Para Fruet, a bancada governista na Câmara confundiu maioria com hegemonia. ''Barrar a CPI é uma forma de sufocar o poder de fiscalização da Câmara'', acusa o deputado.
A coleta de assinaturas continua nos próximos dias. Além de Curitiba, há mobilizações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília. Enquanto isso, os partidos de oposição a Lula esperam que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue uma ação proposta pelo PFL, que pede a instalação da CPI. Além disso, existe uma movimentação para tentar aprovar a criação da CPI no Senado.

mockup