O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, aproveitou o discurso da cerimônia que marca os 300 dias de governo Jair Bolsonaro para fazer ataques a gestões anteriores e à imprensa. Diante de auditório lotado, que minutos antes gritava "Mito", endereçado ao presidente, Onyx afirmou que o Brasil foi por anos governado por pessoas que tinham compromisso apenas com projeto de poder.

"Estamos conseguindo a grande virada no Brasil", disse. Ele comemorou o projeto do novo pacto federativo, apresentado hoje no Congresso. "Hoje o governo passa a rediscutir a refundação do Estado brasileiro", observou. A estimativa apresentada pelo governo é de que sejam transferidos nos próximos anos R$ 450 bilhões a Estados e municípios.

Em seu discurso, Onyx afirmou ainda que o governo Bolsonaro estaria desfazendo amarras de esquerda que deixaram o Brasil na crise, quase num beco sem saída. Além das críticas, o ministro da Casa Civil reservou alguns minutos para elogiar o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, além da ministra Tereza Cristina, da Agricultura.