O ex-presidente da Companhia Energética do Amazonas (CEAM), Fernando Bonfim, responsável pelas denúncias de desvio de dinheiro público no governo do Amazonas, está desaparecido há 13 dias. A informação é do deputado Luiz Fernando Nicolau (PSDB-AM), que está sendo ameaçado de morte por telefone. Hoje o parlamentar vai ao Ministério da Justiça notificar o sumiço de Bonfim, que se identificou como ex-testa-de-ferro do governador Amazonino Mendes (PFL) na Empreiteira Econcel. O deputado afirma que já pediu providências à Polícia Federal.
No dia 29, quando recebeu Bonfim em seu gabinete, em Brasília, Nicolau disse que o empresário lhe mostrou bilhetes com ameaças de morte. E informou ao deputado que havia enviado cópias de gravações ao presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), e ao presidente Fernando Henrique Cardoso. Na fita Amazonino estaria negociando comissão na compra de geradores.
‘‘Bonfim disse que estava recebendo ameaças de morte e me mostrou uma carta feita com letras de revistas dizendo: ‘cala boca, pilantra, seu fim está próximo’’’, revelou Nicolau. O deputado confirma que na última semana Bonfim e a esposa Eloisa não fizeram mais contato com ninguém da família.