A observadora Mercedes Werner, que integra a missão da OEA (Organização dos Estados Americanos) que acompanha as Eleições 2022 no Brasil, visitou as zonas eleitorais de Londrina, neste domingo (2). O relatório da OEA sobre o primeiro turno no País será divulgado nesta segunda-feira (3). Além de Londrina, Curitiba é a outra cidade paranaense com um representante da OEA.

Mercedes Werner faz parte do grupo de 55 especialistas e observadores de 17 nacionalidades que acompanham as eleições deste ano em 15 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A reportagem apurou que entre os locais visitados estão os colégios estaduais Vicente Rijo (área central) e Wistremundo Garcia (zona norte), mas a observadora afirmou que não poderia atender aos pedidos de entrevistas, pois não está autorizada a falar sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM:

Urnas eletrônicas são preparadas para as eleições em todo o Paraná

A equipe conta com especialistas de diferentes áreas como tecnologia, organização eleitoral, justiça eleitoral, financiamento político, campanhas e liberdade de expressão, participação política de mulheres, participação de grupos indígenas e afrodescendentes e violência eleitoral. Esta é a terceira vez que a OEA envia uma missão para observar os processos eleitorais no Brasil.

Em entrevista coletiva, o chefe da missão e ex-chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, disse que a participação dos brasileiros no dia das eleições está dentro da normalidade e declarou que não é apenas uma “festa da democracia” para o Brasil, mas para toda América Latina. “Estamos trabalhando em diversas áreas junto com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), autoridade constitucionalmente estabelecida e único responsável pelo resultado eleitoral”, comentou.

Ele explicou que todo o processo é acompanhado até o fechamento das urnas eletrônicas e a apuração dos votos. Na abertura das seções, a instalação das urnas e toda infraestrutura eleitoral também são pontos de observação da OEA. “A própria participação do eleitor é observada. Se existirem problemas nessas áreas citadas, todas as informações são incorporadas ao nosso report. Até agora, ocorre tudo com normalidade absoluta. As mesas foram abertas satisfatoriamente em todo o território do Brasil e isso nos dá muita tranquilidade.”

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link