OAB afirma que futuro governo precisa compreender papel crítico do jornalismo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Folhapress 
São Paulo - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou nesta terça-feira (30) que a liberdade de imprensa é essencial para garantir o acesso à informação de qualidade. "A liberdade de imprensa é garantida pela Constituição para que a sociedade tenha efetivado seu direito a ter informações de qualidade, críticas e isentas", disse. A manifestação foi uma resposta à declaração do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) em entrevista ao Jornal Nacional na segunda-feira (29) sobre a Folha de S.Paulo.
"Não quero que [a Folha de S.Paulo] acabe. Mas, no que depender de mim, imprensa que se comportar dessa maneira indigna não terá recursos do governo federal. Por si só esse jornal se acabou", disse Bolsonaro.
Lamachia defendeu que a relação entre o governo e os veículos de mídia busque concretizar o direito à informação "com a existência de uma imprensa livre e responsável e de um governo que compreenda o papel independente, mas crítico, do jornalismo".
Associação de jornalistas
Associações de jornalistas profissionais manifestaram repúdio às declarações que Bolsonaro disse ao Jornal Nacional contra a Folha de S.Paulo. Para as organizações, o presidente eleito não deveria ter a intenção de manejar verbas oficiais a fim de retaliar jornais, suas declarações alimentam um clima de confronto que é contraproducente e seu discurso demonstra que Jair Bolsonaro não sabe receber críticas.
Marcelo Rech, presidente ANJ (Associação Nacional de Jornais) e vice-presidente do Fórum Mundial de Editores, disse que é preocupante que o presidente eleito tenha reiterado a intenção de usar o corte de verbas publicitárias oficiais como forma de punição quando discorda de um jornal.


