O que disse o Presidente
O QUE DISSE
O PRESIDENTE
Afirmações do presidente Fernando Henrique durante a divulgação de seu ministério:
Voto
O povo votou não apenas em uma pessoa, mas em uma pessoa que estava governando, portanto, que tem estilo de governar. Uns gostam, outros não gostam, parece que o povo gostou porque votou.
Coerência
Vivemos em uma democracia, e o povo vota ao mesmo tempo em um presidente e em um Congresso, nem sempre de uma maneira coerente nas suas decisões, ou talvez tenha coerência não percebida à primeira vista, ou seja, gosta de diversificar um pouco suas decisões.
Critérios
O Getúlio dizia: Presidente de esquerda, progressista, gabinete conservador, para mostrar no fundo a mesma coisa: o gabinete não responde só à vontade do presidente, mas à necessidade de transformação do País. Estamos reduzindo o número de ministros. Estamos criando alguns instrumentos novos, quase todos são de reorganização do que já existia. É apenas uma questão de flexibilização e de definição de status. Quero reafirmar aqui que há ministros que são diretamente ligados a partidos políticos, outros que são técnicos e outros que são escolha técnica minha. Todos são referendados por mim, ninguém foi indicado diretamente por um partido sem que eu tivesse pedido alternativas e analisasse. São pessoas de minha confiança. Tenho visto inúmeras discussões, lutas pelo poder, ministro para cá, para lá e devo dizer que trabalhei quase no isolamento na formação deste governo. Queremos estabilidade e políticas que permitam que haja transformações continuadas. O governo não se prepara para os próximos seis meses, mas para os próximos quatro anos. Este governo, que será iniciado no começo do ano, é um governo que tem um compromisso inicial e fundamental: o ajustamento fiscal. O Brasil cansou de um certo estilo, e eu também cansei. O momento é importante para que eu diga ao país como estou dizendo agora que tenho confiança de que os partidos estão afinados com que estou dizendo.
Apoio
Obviamente, a gestão política maior é minha, mas o conjunto de ministros terá de funcionar como líderes no Congresso, de tal maneira que nós possamos, com brevidade, responder ao que o País deseja. (Quero) reiterar o meu mais amplo propósito de diálogo com todas as forças da sociedade. Isso inclui oposição política e as várias áreas sociais.
Comunicações
Com essa função de ser o ministério que vai levar adiante as transformações na área da privatização, vai continuar com as funções que ele tem normalmente. Mas é um local que permite também que o governo tenha uma interlocução bastante ampla com a sociedade.
Agência Folha





