Curitiba - O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nestor Baptista, pretende trabalhar em cima de duas propostas básicas: reforçar o trabalho de orientação aos administradores públicos e promover a aproximação entre o órgão e a sociedade. Ele foi eleito ontem por unanimidade de votos e ocupará o cargo por dois anos junto de Henrique Naigeboren, que assume a vice-presidência, e de Fernando Augusto Guimarães, que se mantém no cargo de corregedor-geral. A posse da nova diretoria acontece em 11 de janeiro, durante sessão plenária do TCE.
Baptista adiantou que já está programado para o início de 2007 um trabalho em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e outro que terá fianciamento internacional. Ambos têm a finalidade de capacitar os técnicos do órgão na orientação aos municípios paranaenses para que se adequem às exigências da nova Lei Orgânica do TCE. ''O tribunal deve ser fundamentalmente um orientador. Nesses dois anos do presidente Heinz Herwig, o tribunal esteve presente nos 399 municípios do Paraná mais de uma vez. Nós vamos continuar esse trabalho e aumentar a tecnologia, a ligação entre o Tribunal de Contas, através da nossa central de informática, com as câmaras e com prefeituras para que a orientação possa melhorar'', afirmou o conselheiro.
De acordo com Baptista, o maior volume de trabalho no TCE acontece a partir de 31 de março, quando chegarão as contas de 2006. A expectativa é que, até lá, a sétima vaga do colegiado da corte de contas, que ficou em aberto desde a morte do conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva em janeiro, seja preenchida. ''Estamos precisando, com a máxima urgência, que o novo conselheiro assuma. Nós estamos com volume muito grande de processos e passamos praticamente o ano todo trabalhando sempre com um a menos e com um quórum, muitas vezes, que não é o necessário para aprovar, por exemplo, as contas do governador'', apontou, lembrando que em 2005 foram votados cerca de 72 mil processos, que em valores somam cerca de R$ 20 bilhões.
Para o conselheiro Heinz Herwig, que deixa a presidência do TCE, a principal conquista de sua gestão foi reformular a lei orgânica que, segundo ele, permitiu agilizar os trabalhos do órgão. ''Eu tenho certeza que aquilo que o Tribunal de Contas puder fazer para que o dinheiro público seja bem aplicado, que é a nossa função principal, nós estamos fazendo'', avaliou.
Nestor Baptista, 58 anos, é advogado, jornalista e conselheiro há 17 anos. É o atual vice-presidente e já foi presidente (1994 e 1995) e corregedor-geral do TCE.

mockup