Em seu terceiro mandato como vereador, Jairo Tamura (PL) comandará a Mesa Executiva da Câmara de Londrina nos próximos dois anos. O novo presidente do poder legislativo municipal foi eleito logo após a cerimônia de posse dos 19 vereadores eleitos para legislatura 2021/2024 que aconteceu na noite da última sexta-feira (1º). Entre as atribuições do cargo, compete a ele dirigir os trabalhos da casa, autorizar viagens dos vereadores e elaborar propostas orçamentárias.

Imagem ilustrativa da imagem Novo presidente da Câmara prevê relação pacífica com Belinati
| Foto: Devanir Parra/Divulgação CML

Houve apenas uma chapa inscrita para atual mesa, que também é composta por Daniele Ziober (PP) - como vice-presidente; Nantes (PP) - 1º secretário; Sônia Gimenez (PSB) - 2ª secretária; e Mara Boca Aberta (Pros), 3ª secretária.

Nascido em Uraí (Norte Pioneiro), Jairo Tamura tem 56 anos de idade. Formado em Agronomia e Direito, ocupou a presidência da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) entre os anos de 2007 e 2008. Atuou também na Comissão Regional de Produção de Café da Cooperativa Cotia e integrou a comissão organizadora da festa dos 100 anos da Imigração Japonesa (Imin 100), em 2008. Em outubro daquele mesmo ano foi eleito vereador de Londrina pelo PSB, para a 15ª Legislatura (2009 a 2012), com 2.569 votos. Posteriormente filiou-se ao então PR, atual PL, e foi eleito novamente vereador para a 17ª Legislatura (2017 a 2020), com 1.517 votos. Em maio de 2018 tornou-se líder do prefeito na Câmara. Em 2020, elegeu-se para a 18ª Legislatura (2021 a 2024), também pelo PL, com 3.078 votos.

Esta será a segunda vez em que Tamura ocupa do cargo de presidente da Câmara de Londrina, função que desempenhou interinamente em 2009 - quando o então presidente Padre Roque assumiu o posto de prefeito devido à impugnação de Antonio Belinati. “Eu acho foi um período importante, pois acompanhei o funcionamento de todos os setores da Câmara, o dia a dia da administração e também da estrutura do gabinete de todos os vereadores. Sem dúvida, essa experiência me ajudará a implantar melhorias importantes que não puderam ser feitas naquela época. Entre as minhas prioridades estão a melhor otimização do tempo, desburocratização de serviços e investimentos na manutenção do prédio”, afirma.

Em relação aos desafios que encontrará pela frente, o novo presidente da Câmara enfatiza que apostará em discussões pacíficas com os vereadores eleitos para a atual gestão e prevê um bom relacionamento com o prefeito Marcelo Belinati. “Fui líder do prefeito até o final do mandato anterior. E essa experiência trouxe uma bagagem importante. Vou prezar muito pelo estreitamento nas discussões dos projetos que são da Câmara e também do Executivo. Acredito que, apesar de estarmos comandando poderes independentes, teremos uma relação bastante pacífica”, ressalta.

Tamura avalia positivamente a variedade de perfil dos novos vereadores eleitos e também a grande representatividade feminina nesta legislatura. “Dentro da Câmara tem representantes de 12 partidos. É uma diversidade de embates e quero levar sempre o melhor de cada ideia de cada vereador e vereadora pra gente poder ter projetos bons, com leis boas, que ajudem a melhorar a cidade. Um fato importante é que na mesa executiva nós temos três vereadoras. É uma tendência muito clara de que as mulheres devem participar da política e de todos os setores. Acho que elas têm uma sensibilidade maior diante de questões importantes que afligem as famílias de Londrina e que essa contribuição pode ser muito importante na discussão de projetos e também no acolhimento da sociedade em audiências públicas. O reconhecimento da mulheres muda um cenário que historicamente estava defasado”.

A renovação de quase 70% da Câmara, com 13 vereadores atuando em seus primeiros mandatos, não é vista com preocupação por Tamura. “Os vereadores eleitos já são comprometidos com ações que levaram a essa vitória. Apesar da inexperiência na política são pessoas que têm representatividade e vivência dentro de alguma luta, de alguma causa. Acho que são pessoas capacitadas e foram eleitas com votações importantes e expressivas, que demonstraram que agora têm a responsabilidade de representar a sua população”, salienta.

O novo presidente afirma que a prioridade da Câmara será a votação de projetos que coloquem Londrina em situação de destaque no cenário nacional. “A cidade está caminhando num ritmo de desenvolvimento importante que há muito tempo não víamos. Temos que acompanhar isso e cada vez trazer melhores soluções. Londrina tem que começar a ser inserida em competitividade principalmente no cenário industrial e político. Temos que trazer mais obras para cidade melhorar ainda mais nos próximos anos”, conclui Tamura.