Novo partido dos irmãos Dias terá impacto decisivo
PUBLICAÇÃO
sábado, 14 de julho de 2001
De Curitiba
A escolha de novo partido político por parte dos senadores Alvaro e Osmar Dias, depois da saída forçada do PSDB, terá forte impacto no cenário eleitoral, dependendo de onde os irmãos Dias resolvam se alojar.
Eles passam as próximas semanas avaliando convites e devem decidir novo partido em agosto. Os irmãos analisam a possibilidade de escolherem siglas diferentes, mas garantem que o palanque será o mesmo. Alvaro é pré-candidato à sucessão de Jaime Lerner (PFL). Entre os convites formais está o do PSB. Osmar não admite publicamente o sonho de chegar ao Palácio Iguaçu, mas conta com apoio nos bastidores. Estaria indeciso entre PDT e PMDB.
O grupo do governador ainda não tem candidato definido. O secretário chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, e o secretário da Comunicação Social, Rafael Greca, não têm respaldo suficiente para o projeto. O nome que desponta como mais forte é o do prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL) que já admite recuar na promessa de terminar o mandato de quatro anos e sinaliza com a possibilidade de disputar as eleições ao governo em 2002.
Cassio não teve convite do PSDB, mas é um dos nomes cogitados para a manutenção do grupo lernista no poder estadual. O vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa (filho do ex-governador José Richa), é outra alternativa. Beto deve definir até o final do mês se sai do PTB e assina ficha no PSDB. Ele ensaiou filiação no PSB, mas foi aconselhado a esperar o desfecho da novela dos irmãos Dias.
O PFL, partido do governo, tradicionalmente realiza a convenção para escolha de candidato uma quinzena antes do prazo-limite fixado pela Justiça Eleitoral (30 de junho). Até lá, Abelardo Lupion (vice-presidente no Estado) fica no comando, em exercício.
O presidente estadual dos pefelistas, ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, mora no Rio de Janeiro, por conta do cargo de presidente da Federação Nacional de Seguros. Por causa da ausência sistemática, alguns pefelistas defendem que Lupion assuma o comando. (M.D.)