Novo Fórum...

A Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina deve enviar requerimento ao Tribunal de Justiça questinando o projeto arquitetônico do novo Fórum Criminal de Londrina. O prédio atual será demolido e dará lugar a um novo espaço mais moderno com 7 pavimentos e 42 mil metros quadrados, o maior do Paraná. Entretanto, o projeto arquitetônico não prevê a entrada principal de frente para o Centro Cívico, como são desenhados os demais prédios dos Três Poderes, como as sedes do Legislativo e do Executivo. Além disso, há preocupação com a acessibilidade, já que as principais linhas de ônibus são na Avenida Duque de Caxias, mais próximas da praça do que a Avenida Souza Naves.

… de costas para o Centro Cívico

No plenário da Casa, o vereador Eduardo Tominaga (DEM) criticou o projeto, que poderia descaterizar o o Centro Cívico de Londrina, denominado Bento Munhoz da Rocha Neto. “Nos preocupa o que foi noticiado até agora. Isso também é alvo de preocupação do Conselho Municipal de Cultura”, disse o parlamentar. O projeto do Fórum Criminal tem rampa de acesso pela Souza Naves com acesso lateral de encontro com o atual Fórum Civel, que abriga as varas cíveis e de família. O assunto será despachado pela Mesa na próxima reunião, na segunda-feira (22).

Heliponto após a Páscoa

Com a viagem do líder do prefeito na Câmara para Curitiba, o PL 179/2018 que fixa parâmetros específicos de construção para o heliponto do Hospital do Coração foi retirado de pauta. Jairo Tamura (PR) foi a Curitiba para agenda com o governador Ratinho Junior (PSD). Na mesma comitiva estavam os vereadores Junior Santos Rosa e Felipe Prochet, correligionários do governador. A construção da plataforma foi alvo de queixas de moradores do Jardim Bela Suíça (zona sul), após ser contruído fora das medidas previstas em lei.

Retornando à Casa

Ex-vereador que ocupou uma cadeira na Câmara de Londrina em 2017 e 2018, o deputado federal Filipe Barros (PSL) retornou à Casa nessa quinta-feira (18) para prestar contas da agenda dele em Brasília. Barros informou aos antigos colegas que está alinhado ao presidente da Codel, Bruno Ubiratan, para buscar melhorias na infraestrutura do Aeroporto de Londrina e uma solução definitiva para o processo de caducidade da Sercomtel da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Contrariando as especulações, o deputado também sinalizou que não está “de olho” na eleição para prefeito em 2018 e que irá ajudar a gestão de Marcelo Belinati (PP), independente de ter sido oposição aos principais projetos do atual prefeito de Londrina nos dois últimos anos.

Elefante branco

Filipe Barros também citou a possibilidade de buscar recursos federais por meio de emendas para terminar a obra inacabada do Teatro Municipal, localizado na região do Marco Zero de Londrina (zona leste). Segundo ele, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, demonstrou interesse de concluir o projeto. Hoje um elefante branco, a obra do teatro era a menina dos olhos do ex-deputado André Vargas (primeiro político condenado pela Lava Jato). O projeto arquitetônico é de 2007 e foi executado na gestão Nedson Micheletti (PT). Já primeira fase da obra foi erguida com verbas do então Ministério da Cultura, que liberou R$ 6 milhões no governo Dilma Roussef (PT).

Elefante Branco 2

Segundo a assessoria de imprensa de Marcelo Belinati, o prefeito considerou importante o apoio da bancada federal em buscar recursos para conclusão da obra. Ainda segundo dados da prefeitura, faltam R$ 80 milhões para concluir o teatro. “Também estamos buscando alternativa junto à iniciativa privada e ao sistema S para a conclusão da obra, ainda que adaptada”, conclui a nota da assessoria.

Cadeia masculina

Seguiu para a sanção do prefeito Marcelo Belinati o projeto que tem como objetivo doar o imóvel do município localizado na zona oeste ao governo do Paraná para a construção de cadeia pública masculina. A lei em questão desafetou um lote de terras de 20 mil metros quadrados, na Gleba Cambé, e autorizou sua doação para construção de presídio feminino. O projeto nº 9/2019 altera a finalidade do terreno a pedido da Secretaria Estadual da Segurança Pública para cadeia masculina. Os 15 vereadores de Londrina presentes na sessão votaram favoravelmente à matéria.

Liminar derrubada

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) derrubou a liminar da Justiça que suspendia o processo licitatório para compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, comercializados por cooperativas e associações, destinados ao atendimento do Programa Estadual de Alimentação Escolar. Com a medida, segundo a Agência Estadual de Notícias já na próxima semana começam as assinaturas dos contratos para garantir a entrega de maior variedade de alimentos para a merenda escolar. A suspensão do processo licitatório havia ocorrido em razão de um mandado de segurança impetrado por um dos concorrentes da licitação.